Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
19/10/2012 11:56:54
33ª sessão ordinária traz cinco itens na Ordem do Dia

A 33ª sessão ordinária da Câmara de Araçatuba, que acontece nesta segunda-feira, dia 22/10, a partir das 19h, conta com cinco itens em sua Ordem do Dia, sendo que um deles será deliberado em regime de urgência. 

A urgência foi solicitada pelos vereadores Edna Flor (PPS), Tieza (PSDB), Arlindo Araújo (PPS), Joel de Melo Platibanda (PSDB) e Edval Antônio dos Santos (PTB), autores do projeto de lei número 81/2012, que dispõe sobre a proibição de recebimento de resíduos e de rejeitos de qualquer natureza, provenientes de outros municípios, no aterro sanitário de Araçatuba, ou em qualquer outro equipamento ou empreendimento público, privado ou público-privado do município. 

Os parlamentares justificam na propositura que o objetivo é impedir que a cidade de Araçatuba receba de outros municípios resíduos e rejeitos de qualquer natureza, evitando, assim, danos ao meio ambiente e à saúde pública. 

Apesar de proibição idêntica constar na Lei Municipal 6.904/2007, os vereadores justificam ainda que se faz necessário e urgente ampliar esta vedação a outros empreendimentos que queiram se instalar em Araçatuba, uma vez que à época da aprovação da referida Lei o município contava apenas com o aterro sanitário, não se cogitando da implantação de qualquer outro equipamento similar público ou privado. 

O plenário também vai deliberar o projeto de lei 61/2012, de autoria do vereador Edval Antônio dos Santos. A propositura dá nova redação ao inciso VIII, do artigo 3º, da Lei Municipal 5.236, de 6 de abril de 1998, que disciplina a edificação e o funcionamento de postos revendedores de combustíveis. Edval sugere no projeto que os postos de combustíveis mantenham distância mínima de cem metros, em qualquer direção, de escolas, creches, hospitais, super e hipermercados e de logradouros e mananciais onde a contaminação, porventura existente, possa causar prejuízos à vida humana e animal. 

De autoria do Executivo, o projeto de lei 70/2012 desafeta da classe de bens de uso comum do povo, passando a integrar a classe de bens dominais, área de terra localizada no loteamento Jardim São José. Segundo a justificativa do projeto, trata-se de área integrante originalmente do sistema de área verde, com ocupação já consolidada por moradias de população de baixa renda desde a década de 1980. 

"A conversão dessa área em bem patrimonial disponível é necessária como parte dos procedimentos em andamento, por meio do Programa Cidade Legal, que visam promover a regularização fundiária de moradias em áreas públicas, de forma a incorporá-las no sistema regular de habitação do município", diz trecho da mensagem enviada pelo prefeito Cido Sério (PT) ao Legislativo. 

O projeto de lei 76/2012, de autoria da vereadora Professora Durvalina Garcia (PT), institui no município a "Semana de Combate e Prevenção ao Uso de Drogas", a ser realizada anualmente na última semana do mês de junho. "A assessoria multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação elaborou estudos para a implantação de Projetos de Prevenção ao uso indevido de drogas no sistema municipal de ensino. Dentre as várias sugestões apresentadas, consta a instituição da semana municipal contra o uso de drogas, a ser realizada dentro da Semana Nacional, ou seja, última semana de junho", justifica Durvalina Garcia no projeto. 

O quarto e último item da pauta da sessão é o projeto de resolução, de autoria das vereadoras Tieza e Edna Flor, que constitui Comissão Especial de cinco vereadores para acompanhar o deslocamento dos cargos e servidores existentes no DAEA (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba) para o quadro de pessoal da Prefeitura Municipal. 

O Executivo regulamentou a concessão dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário no município por meio do Decreto número 16.489, de 2012. Posteriormente, no dia 12 de setembro, a Prefeitura firmou contrato de concessão do DAEA com a Construtora OAS pelo prazo de 30 anos, transformando o DAEA em Agência Reguladora. 

A sessão ordinária é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara, no Canal 96 do Sistema Net de TV a cabo; pela TV Birigui, no canal 19 em UHF; pela Rádio Jovem Luz/Jovem Pan, AM 1.110 Khz; e pela WEB TV, disponível neste site.
Fonte: Assessoria de Comunicação: Tiago Lotto/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior