Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
19/12/2013
4.804 itens foram protocolados na Câmara de Araçatuba em 2013

A Câmara Municipal de Araçatuba divulgou o número de documentos protocolados na Casa durante  este ano. Até o dia 18 de dezembro o Legislativo registrou 4.804 documentos. As informações são dos departamentos Legislativo e Administrativo. Os protocolos envolvem projetos, moções, requerimentos, indicações, recursos e vetos.

As indicações dos vereadores são os documentos mais registrados na Câmara. Foram 3.932 protocolos até o momento. Através deste documento, o parlamentar solicita medidas de interesse público, cuja execução seja de competência do Poder Executivo. "A indicação é a forma pela qual o vereador oficializa o pedido do munícipe ou um fato por ele detectado. O cidadão procura o vereador, aponta a questão e pede solução. Este pedido é levado ao Executivo", falou o presidente da Câmara, vereador Dr. Jaime (PTB).

Depois das indicações, os requerimentos são os mais registrados, com 505 protocolos. Na sequência aparecem os projetos, que até o momento registam 298 protocolos. Vale destacar que além dos projetos protocolados pelos vereadores, o prefeito municipal também protocola projetos na Câmara. Este ano os vereadores de Araçatuba protocolaram 251 projetos e o Executivo 47.

COMUNICAÇÃO - A Assessoria de Comunicação e Imprensa da Câmara de Araçatuba também fez um balanço de suas atividades. O setor produziu e publicou este ano 1.594 informativos para a internet, TV e rádio.
 
O balanço, divulgado nesta quinta-feira (19), se refere ao volume de reportagens e vídeos institucionais produzidos a partir da segunda quinzena de janeiro de 2013 até o último dia 17 de dezembro.

Conforme o levantamento apurado, do total de informativos produzidos e divulgados nos três veículos oficiais de comunicação da Casa, o Rádio Câmara totaliza 564 reportagens, divididas em 187 edições levadas ao ar nos dois semestres de 2013, sempre de segunda a sexta-feira, a partir do meio-dia, pela Rádio Cultura AM 1.340 kHz.

Já o portal de notícias do Legislativo somou 554 publicações, com fotos e vídeos, relacionadas às atividades dos vereadores e serviços desenvolvidos pela Câmara. A TV Câmara, responsável pela transmissão ao vivo das sessões legislativas e audiências públicas, exibiu 475 vídeos, entre reportagens e filmes institucionais no ano.

ECONOMIA - O legislativo também divulgou economias dos setores da Casa em 2013, que foram possíveis com a modernização do sistema de ligações da central da Câmara, de uma campanha de conscientização envolvendo os servidores e a utilização do pregão, modalidade de licitação para compras conhecida com lances sucessivos e decrescentes, o chamado 'quem dá menos'.

Um dos exemplos de economia divulgados pelo Departamento de Finanças e Orçamento foi o custo das ligações telefônicas por celular. De maio até novembro, a Câmara economizou aproximadamente 73% do valor das ligações.

Com materiais de expediente, graças a modalidade pregão, a economia foi de 34%. Já a economia com materiais de limpeza/higiene foi ainda maior. O valor previsto para janeiro foi de R$ 11.000,00, porém o valor pago foi de R$ 5.782,00, o que corresponde a 47% de economia.

Para o presidente da Câmara, a obrigação do gestor público é zelar pelo dinheiro público. "O agente político tem por objetivo o interesse coletivo, sempre procurando zelar pelo dinheiro do povo. Acredito que em 2013 a Câmara cumpriu esse papel", completou Dr. Jaime.

 

Fonte: Texto: Assessoria de Comunicação/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior