Ações de combate ao racismo são tema de uso da tribuna
Como parte das atividades da Semana Municipal da Consciência Negra, a presidente do Centro Cultural Obadará, Eliandra Barreto, usou a tribuna da Câmara na 37ª sessão ordinária, realizada ontem (21/11), para falar sobre o tema “Formação da identidade brasileira e a contribuição dos movimentos antirracistas”. A sessão ordinária foi transformada em informal para a exposição.
O Dia da Consciência Negra foi comemorado na última segunda-feira, 20 de novembro. “É um dia de memória e para reviver os momentos de seus povos. É reservado para reflexões e para a preservação da memória e da identidade dos povos africanos que vieram para cá escravizados”, destacou Eliandra Barreto.
Na primeira parte do discurso, a representante do Centro Cultural Obadará citou historicamente as principais datas relacionadas a movimentos de libertação da escravidão, incluindo a Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, que aboliu o trabalho escravo no Brasil.
Segundo Eliandra Barreto, as ações de combate ao racismo e às desigualdades são fundamentais na sociedade. “Por séculos, o Brasil tentou sonegar a importância dos povos originários e dos povos africanos na construção do país e este conflito de identidade acontece até hoje. É uma temática extremamente importante, pois o racismo é latente e perverso. O racismo destrói as pessoas não só fisicamente, mas emocionalmente, moralmente e espiritualmente”, afirmou.
No final da exposição, Eliandra Barreto agradeceu ao Legislativo pela oportunidade de expor o tema. “Agradeço por esse momento para que possamos refletir sobre como podemos elaborar políticas públicas de reparação, políticas públicas para minimizar os impactos dessas diferenças raciais e sociais. Espero que nós possamos pensar em nossas crianças como estratégia para trilhar uma sociedade um pouco melhor, uma sociedade menos desigual”, destacou.
Os parlamentares Coronel Guimarães (União Brasil), Wesley da Dialogue (Podemos) e Regininha (Avante) ressaltaram as iniciativas da Casa de Leis voltadas para a questão racial. O Legislativo realiza neste ano a segunda edição do Prêmio Carolina Maria de Jesus, honraria concedida pela Câmara a projetos e ações que combatem o racismo no município. As inscrições estão abertas até sexta-feira (24/11) e o prêmio será entregue no próximo dia 7 de dezembro.