08/10/2024
Aprovado requerimento sobre intérpretes de Libras em repartições públicas

O Plenário de Araçatuba aprovou ontem (7/10) três requerimentos de informações oficiais durante o Grande Expediente da 31ª sessão ordinária do ano. Um dos pedidos, assinado pelo vereador Luís Boatto (Solidariedade), questiona o Executivo sobre a existência de intérpretes de Libras nas repartições públicas para atendimento de pessoas com deficiência.

No documento, o parlamentar também quer saber se as escolas da rede municipal de ensino contam com intérpretes para atender os alunos e demais pessoas com deficiência que acessam as unidades de ensino. O vereador ainda solicita o total de intérpretes e em quais instituições de ensino eles estão disponíveis.

Outro requerimento aceito foi apresentado pelo vereador Arlindo Araujo (Solidariedade) e pede esclarecimentos da Prefeitura sobre a limpeza de terrenos particulares.

No pedido, o parlamentar informa que recebeu um abaixo-assinado com 50 assinaturas de moradores do Jardim Casa Nova reclamando da falta de limpeza, roçagem e remoção de lixo e entulhos de um terreno onde há duas casas abandonadas na rua Pedro Janser, ao lado do nº 27, no cruzamento com a rua Luiz Vignoli.

O vereador Arlindo Araujo pergunta qual é o tempo previsto para a Prefeitura determinar a realização de limpeza de terrenos após os moradores formalizarem o pedido no Atende Fácil. Há ainda questões sobre quantas notificações de limpeza foram expedidas pela Prefeitura desde o início do mandato do atual prefeito até os dias atuais e sobre quantas multas já foram lavradas nesse mesmo período.

De autoria do vereador Lucas Zanatta (PL), pedido aprovado requer informações sobre os relatórios dos rastreadores instalados em ônibus de transporte de alunos da rede municipal de ensino.

No ofício, o vereador questiona quais rotas de transporte de alunos são de responsabilidade da empresa Maria das Graças Maturano. O documento pede o envio da identificação das placas dos veículos cadastrados pela empresa para o transporte de alunos, além dos relatórios dos rastreadores e folhas de frequência dos motoristas referentes aos últimos três meses das rotas 02 e 14 de transporte de alunos.

Os pedidos de informações aprovados foram encaminhados ao Executivo, que dispõe de 15 dias para respondê-los.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Carlos Demarchi/Foto: Angelo Cardoso