Câmara recebe representações contra prefeito Lucas Zanatta
A Câmara Municipal de Araçatuba divulgou ontem (13), durante a fase do Grande Expediente da 33ª sessão ordinária do ano, duas representações contra o prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta (PL).
Os documentos foram protocolados na última quarta-feira (8/10) pelo comunicador e advogado Marco Antônio Serelepe Ferreira, que pede apuração dos fatos e medidas cabíveis contra o chefe do Executivo.
Após a leitura no Plenário, as representações foram encaminhadas aos procuradores legislativos para análise e emissão de parecer jurídico, conforme prevê o Regimento.
Na primeira representação, o denunciante afirma que o prefeito estaria utilizando quatro guardas municipais para realizar a segurança dele e da própria família.
Conforme levantamento anexado à representação, os guardas civis estão lotados em duas secretarias do governo municipal e recebendo função gratificada. Diante disso, o comunicador pergunta como os servidores poderiam estar desviados de suas atribuições de ofícios, com função gratificada, contudo realizando serviço de segurança pessoal e da família do prefeito.
CULTURA
Com base numa cópia de relatório de visita técnica do Conselho Regional de Museologia (4ª Região) no mês de agosto de 2025, o autor apresentou outra representação contra o prefeito Lucas Zanatta, dessa vez incluindo a secretária de Cultura, Vanessa Manarelli, e à diretora de Patrimônio Cultural, Manuella Boreggio Costa dos Santos.
Nela, o denunciante afirma que foi apresentado a ele um “vídeo chocante” que seria uma chuva torrencial caindo no acervo de um dos museus da cidade localizado em uma sala da Secretaria de Cultura.
Com base no relatório anexo à representação, o autor informa haver várias práticas de conduta indesejável e grave contra a secretária e a diretora de Patrimônio.
Por fim, o representante alega que há, conforme descrito no relatório, declarações do ex-museólogo Caio Nogueira Ghirardello, que teria pedido exoneração de cargo efetivo na Administração em razão do assédio moral que recebia da secretária e da diretora.




