Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
18/09/2023
Comissão Especial Lucy Montoro apresenta relatório final

A Comissão Especial de Vereadores que verificou a possibilidade de instalação de uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em Araçatuba concluiu suas atividades. O relatório final foi apresentado ao plenário na 28ª Sessão Ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (18/09).

O grupo, criado em fevereiro de 2022, foi formado pelos vereadores Arnaldinho (Cidadania) – presidente, Maurício Bem Estar (PP) – vice-presidente e Nelsinho Bombeiro (PV) – membro.

Os parlamentares encaminharam ofícios e realizaram reuniões com representantes do Governo do Estado, da administração municipal e assessores de deputados federais. As tratativas tiveram início em janeiro de 2021, antes mesmo da constituição da comissão.

Diante do pedido do grupo, a DRS II (Diretoria Regional de Saúde) manifestou-se contrária à instalação de uma unidade da rede Lucy Montoro em Araçatuba. A alegação do órgão é a de que o município já conta com dois Centros Especializados em Reabilitação (CER II Apae e CER III Ritinha Prates), financiados pelo Ministério da Saúde, para o atendimento de pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual e visual.

Além disso, a DRS II apontou a existência de uma Unidade de Reabilitação Lucy Montoro em São José do Rio Preto, para onde são encaminhados pacientes de Araçatuba quando há necessidade.

Os vereadores integrantes da comissão não concordaram com o posicionamento do órgão da Secretaria de Estado da Saúde. “Independente da negativa, não mediremos esforços para dar continuidade ao projeto de instalação, vez que Araçatuba encaminha mensalmente inúmeros pacientes e isso demanda despesas em nosso orçamento com o translado além de diárias aos motoristas”, mencionaram os parlamentares no relatório final.

Informações repassadas ao grupo pela secretaria municipal de Saúde apontam que, de janeiro a agosto deste ano, foram gastos R$ 137,6 mil com o transporte de pacientes para tratamento no Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José do Rio Preto.

“Fizemos o relatório final, porque os trabalhos já haviam sido prorrogados. Mas não declinamos da ideia. Vamos agora pensar caminhos diferentes para alcançar o mesmo objetivo”, reiterou o presidente da comissão, vereador Arnaldinho, em plenário.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior