Cravi divulga trabalho na Tribuna Livre
Em comemoração aos 10 anos de existência no município, o Cravi (Centro de Referência e Apoio à Vítima) de Araçatuba ocupou a Tribuna Livre da 39ª Sessão Ordinária do ano, na última segunda-feira (04/12), para divulgar o serviço de atendimento público e gratuito que oferece às vítimas de crimes contra a vida e seus familiares.
A divulgação foi feita pela coordenadora regional da unidade, Simone Pantaleão Macedo. Gerido pela ASAS (Associação de Apoio à Saúde Mental) em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, o órgão tem a missão de promover o acesso aos direitos das vítimas de violência, consolidar os direitos humanos e o exercício da cidadania, além de aprimorar as políticas públicas. “A gente tenta resgatar vida nas pessoas que estiveram muito próximas da morte”, explicou Simone.
De acordo com a profissional, o Cravi oferece atendimento psicológico, social e jurídico a vítimas diretas e indiretas de feminicídios, homicídios e latrocínios tentados ou consumados. A equipe é formada por três psicólogas, uma assistente social e um técnico administrativo. “O Cravi é uma porta aberta para quem necessitar”, anunciou.
O local já atendeu crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, as vítimas do assalto à empresa de transporte de valores Protege no ano de 2017 e as pessoas afetadas pelo assalto a três agências bancárias da cidade em 2021. Atualmente, o foco é o programa de prevenção Mais Vida, que está sendo realizado nas escolas estaduais da cidade para combater o aumento da violência no ambiente escolar.
A Polícia Militar, a Defensoria Pública, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o Sebrae, a Diretoria Regional de Ensino e o Ministério Público são parceiros do trabalho realizado pela instituição. O Agosto Lilás de combate à violência contra a mulher, o Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio e os cuidados com a saúde mental foram algumas das campanhas realizadas neste ano. “Hoje, para comemorar os 10 anos do Cravi, lançamos um folder de violência contra a mulher, elaborado pelas alunas da FAC-FEA (Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba)”, anunciou a coordenadora regional.
SERVIÇO –
O Cravi de Araçatuba está localizado na rua Chiquita Fernandes, nº 18, na Vila São Paulo, e atende pelos telefones (18) 3301-9751 e (18) 99746-2003.