Executivo se reúne com vereadores para discutir transporte público
Alvo de muitas reclamações da população, o transporte público tem sido tema constante de requerimentos apresentados por vereadores na Câmara de Araçatuba. Para tratar do assunto e buscar alternativas de melhoria, o Executivo solicitou uma reunião com os parlamentares, realizada na Sala Cidadã nesta segunda-feira (18/8).
O encontro contou com a participação da presidente da Câmara, vereadora Edna Flor (Podemos), e dos vereadores Fernando Fabris (PL), Sol do Autismo (PL), Damião Brito (Rede), Hideto Honda (PSD), Rodrigo Atayde (PRTB), Gilberto Batata Mantovani (PSD), Denilson Pichitelli (Republicanos), João Moreira (PP) e Carlinhos do Terceiro (Republicanos). Pelo Executivo, estiveram presentes o prefeito Lucas Zanatta, o secretário de Governo e Comunicação, Marcelo Teixeira, e o chefe de gabinete, Nelson José da Silva.
Durante a reunião, foram discutidos os principais desafios do transporte público. O Executivo apresentou uma planilha com o balancete elaborado pela empresa TUA (Transportes Urbanos Araçatuba) e detalhou os possíveis caminhos para aprimorar o serviço nos próximos anos.
Embora o contrato atual com a TUA tenha vigência até agosto de 2028, as condições operacionais estão sendo reavaliadas em 2025, diante das dificuldades enfrentadas pelo sistema e da necessidade de buscar soluções que garantam melhorias no transporte coletivo da cidade.
O prefeito também apresentou aos vereadores uma proposta de subvenção feita pela concessionária TUA, com valores que variam de R$ 540 mil a R$ 746 mil mensais, como condição para dar continuidade aos serviços de transporte coletivo no município a partir de 2026.
O presidente da Comissão de Transporte da Câmara, vereador Damião Brito, adiantou ser contrário à manutenção do contrato com a concessionária, defendendo a busca por alternativas que melhor atendam à população.
De acordo com a presidente do Legislativo, é fundamental que a Prefeitura realize audiências públicas sobre o tema e apresente os resultados à Câmara, possibilitando um debate mais amplo com os vereadores e maior acompanhamento pela população.




