Plenário lamenta morte da ex-prefeita Germínia Venturolli
Reunidos na 35ª sessão ordinária do ano, os vereadores de Araçatuba aprovaram ontem (4/11) um requerimento de voto de pesar pelo falecimento da professora e ex-prefeita Germínia Dolce Venturolli. O documento foi assinado por todos os parlamentares da Casa de Leis.
O falecimento, aos 93 anos, ocorreu no último dia 25 de outubro de 2024. Germínia foi prefeita de Araçatuba em dois mandatos (1989-1992) e (1997-2000), sendo a primeira mulher eleita para administrar a cidade.
Entre as realizações de Germínia Venturolli, estão a retirada dos trilhos da ferrovia do centro da cidade, a implementação da Unidade Integrada de Saúde do bairro São João, a implantação da Guarda Municipal e da secretaria de segurança municipal, a construção do Hospital da Mulher e do velório municipal.
Durante a discussão do requerimento, o vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil) cumprimentou os familiares da ex-prefeita, destacando a importância política de Germínia. “Perdemos uma figura importante para a história de Araçatuba, que fez muito pela cidade”, afirmou. “Foi uma pessoa com enorme histórico e atuou muito pela cidade”, complementou o vereador Maurício Bem Estar (União Brasil).
O vereador Arlindo Araujo (Solidariedade) definiu a ex-prefeita como “uma pessoa de vanguarda que deixou um legado para a cidade”. “Fez o Hospital da Mulher, sendo uma pessoa de extrema importância”, afirmou.
Os vereadores Dr. Jaime (PSDB) e Gilberto Batata Mantovani (PSD) lembraram que a ex-prefeita Germínia Venturolli tratava muito bem as pessoas, principalmente as menos favorecidas.
Também se manifestaram os parlamentares Dr. Alceu (PSDB) e Coronel Guimarães (Republicanos). “Foi uma grande perda para a cidade”, disse Dr. Alceu. “A cidade mudou muito com a retirada dos trilhos”, mencionou o vereador Coronel Guimarães.