Notícias
01/02/2013
População e fiscalização são prioridades de Dr. Jaime
População e fiscalização são prioridades de Dr. Jaime
No exercício do seu terceiro mandato parlamentar, o vereador e atual presidente da Mesa Diretora Jaime José da Silva (PTB) retorna à Câmara Municipal de Araçatuba com o compromisso de trabalhar pelo bem-estar da população e fiscalizar os atos do Poder Executivo.
"Eu não sou o dono do mandato. Por conta disso, devo atender às necessidades e às reivindicações dos indivíduos que represento, com foco na fiscalização. Esse é o forte da Câmara. É aí que devemos centrar nossas ações", disse ele em entrevista à Assessoria de Comunicação e Imprensa do Legislativo.
Apesar de eleito pela coligação partidária do prefeito Cido Sério (PT), Dr. Jaime garantiu que acompanhará de perto a execução do orçamento municipal e o cumprimento das metas de atendimento nas áreas de saúde, educação e assistência social.
"Seria hipocrisia minha assumir o mandato e passar a ser oposição. Eu continuo politicamente ligado ao prefeito na execução das ações necessárias para o bem-estar da população, mas sempre preservando a dignidade, porque o que não se admite é a subserviência", declarou.
Nesse sentido, o vereador pretende contribuir para solucionar os problemas do município. "Vamos trabalhar de maneira pró-ativa, indicando o que falta e onde falta. Eventualmente, faltando a ação do Executivo, questionaremos o prefeito, como sempre fizemos. Se necessário, iremos para a tribuna. Mas, num primeiro momento, as questões de interesse da população devem ser discutidas olho no olho. Essa foi a postura adotada nos outros dois mandatos. Não será diferente nesse", afirmou.
As questões relacionadas à infraestrutura, mobilidade urbana e patrimônio público receberão atenção especial do vereador Dr. Jaime nesta legislatura. "Esses são focos importantes, já que a saúde e a educação estão bem organizadas", avaliou. A proposta do parlamentar é cobrar da administração municipal a pavimentação asfáltica das ruas de terra, uma solução para o trânsito da cidade e a manutenção dos prédios e terrenos pertencentes ao município.
Dr. Jaime pretende, ainda, dar continuidade a projetos iniciados nos mandatos anteriores, como a compilação das leis municipais. A ideia é verificar as leis que permanecem válidas, agrupá-las e unificá-las por temas.
"Para que a população participe, reivindique seus direitos e cumpra adequadamente suas obrigações, ela precisa compreender o contexto legal. Na área municipal, pretendemos fazer isso com uma clareza nunca vista. O trabalho já está bem encaminhado. Falta pouco para concluirmos", justificou a importância do projeto.
Posteriormente, a intenção é firmar parcerias com a iniciativa privada para publicar o ordenamento jurídico municipal em apostilas, que serão distribuídas à população.
Outra iniciativa do vereador Dr. Jaime que terá sequência nesta legislatura é a divulgação do trabalho realizado pelas entidades assistenciais do município. "Vamos exemplificar com os voluntários a ação e a força da sociedade", explicou.
A proposta é aproximar o terceiro setor da administração municipal. "Os voluntários podem cuidar melhor das pessoas do que propriamente uma organização institucionalizada. Nossa pretensão é que a própria sociedade cuide dos mais carentes, estimulando a espiritualidade para que as coisas melhorem", continuou Dr. Jaime. Ele espera, inclusive, montar um Núcleo de Coordenação das Ações Sociais para organizar a agenda de eventos beneficentes realizados na cidade.
Eleito presidente da Câmara Municipal de Araçatuba pelos próximos dois anos, Dr. Jaime encerrou a entrevista anunciando a forma como pretende conduzir administrativamente a Casa. "Nossa preocupação é abrir a Casa para a população expor, tranquilamente e sem limitações, os seus desejos, as suas inquietações e, até mesmo, as suas indignações. Afinal, esse é um espaço da população. É ela quem banca toda essa estrutura", ponderou.
Outra prioridade será o controle do orçamento repassado à Câmara. "Gastar o mínimo necessário, para que possamos restituir ao Executivo o que sobrar de recursos a serem aplicados em outras necessidades mais prementes", finalizou.
Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: