Sistema Cross regional é tema de audiência pública na Câmara
O Legislativo de Araçatuba recebeu, nesta sexta-feira (19/9), uma audiência pública sobre o tema “Sistema Cross regional, transparente e mais eficiente”. O evento é uma iniciativa da Frente Parlamentar do Sistema Cross/SUS da Assembleia Legislativa de São Paulo.
A reunião é a nona audiência pública realizada no estado pela Frente Parlamentar do Sistema Cross/SUS, coordenada pela deputada estadual Ana Perugini. A frente foi criada em 2023 e busca avaliar o funcionamento da ferramenta Cross e estudar ações para torná-la mais eficiente e transparente para o atendimento à população. O objetivo é melhorar o sistema que estabelece a ordem de atendimento da consulta ao tratamento nos municípios paulistas.
A Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) é um sistema utilizado pela secretaria Estadual de Saúde para organizar o atendimento em consultas, exames, cirurgias e tratamentos oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
DEBATE
O debate ficou centrado nas filas de espera por consultas com especialistas, exames, cirurgias e tratamentos na rede pública de saúde. Participaram prefeitos, vereadores, secretários municipais de saúde, gestores hospitalares, representantes do Ministério Público, de sindicatos e universidades.
Entre os parlamentares da Câmara de Araçatuba, marcaram presença a presidente da Casa de Leis, vereadora Edna Flor (Podemos), e os vereadores Damião Brito (Rede) e Gilberto Batata Mantovani (PSD).
Os representantes da área da saúde comentaram as necessidades regionais para melhorar o atendimento na rede pública.
A presidente do Legislativo, vereadora Edna Flor, destacou a necessidade da audiência pública para a região de Araçatuba. “Estamos vendo o quanto essa audiência era necessária por conta das demandas, clamores e providências apontadas aqui. É a oportunidade de fazer um raio-X da situação e lutar por um Cross mais eficiente para a população”, afirmou.
Os participantes da audiência pública do Sistema Cross regional trouxeram pedidos relacionados à melhoria do transporte de pacientes, redução da fila de espera para cirurgias ortopédicas, maior número de vagas no pronto-socorro, falta de leitos na UTI neonatal, melhorias da capacidade operacional da Santa Casa de Araçatuba, encaminhamento de pacientes na área de saúde mental e a falta de atendimento hospitalar a beneficiários do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual).




