Sucateamento de estação ferroviária preocupa Cido Saraiva
Símbolo de desenvolvimento em décadas passadas, as estradas de ferro tornaram-se sinônimo de riscos à saúde e à segurança públicas. No pátio da nova estação ferroviária de Araçatuba, localizada na vicinal João Cazerta, o cenário é de degradação. O vereador Cido Saraiva (PMDB) visitou o local na última quinta-feira (25/04).
Centenas de vagões, que no passado foram usados para o transporte de grãos, combustíveis e até passageiros, hoje sofrem a ação do tempo. Enferrujados e rodeados pelo mato alto, transformam-se em criadouros de insetos e animais peçonhentos. Muitos deles estampam as siglas das extintas Redes Ferroviária Federal S.A. (RRFSA) e Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa).
O abandono também é visível nas salas ao fundo da plataforma de embarque e desembarque. Vidros quebrados, portas danificadas e acúmulo de lixo são sinais de vandalismo. Quem mora nas proximidades reclama.
"Pessoas desconhecidas estão sempre andando por ali. Já encontraram cama e restos de comida dentro dos vagões. A estação foi destruída. Parte do reboque do teto já caiu. As telhas sumiram. Em frente à estação, está um matagal. Fora a insegurança, eu já encontrei escorpião na minha casa. É uma tristeza ver um patrimônio sendo sucateado dessa maneira", desabafou o motorista Dalvino Gonzaga de Queiroz, que mora às margens da via de acesso João Cazerta há cinco anos.
O sucateamento da estação ferroviária contrasta com os investimentos que estão sendo feitos na região, caracterizada como um polo de logística de transporte e armazenagem. O vereador Cido Saraiva está preocupado com a situação. "O tempo está acabando com uma estrutura que poderia estar sendo usada em outros locais. É dinheiro público jogado aí", disse o parlamentar.
Ele se comprometeu a enviar ofício à ALL (América Latina Logística), empresa administradora da malha ferroviária, pedindo a remoção dos vagões e a limpeza da área. "Quero levar a situação ao conhecimento dos responsáveis, para que tomem uma providência", afirmou.