Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
14/11/2023
Vereadores repudiam questão do Enem 2023 sobre agronegócio

A polêmica gerada por uma questão relacionada ao agronegócio no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 repercutiu na Câmara de Araçatuba. Durante a 36ª Sessão Ordinária do ano, os vereadores aprovaram um requerimento de repúdio ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e ao MEC (Ministério da Educação), responsáveis pela prova.

A manifestação contrária partiu do vereador Lucas Zanatta (PL), que considerou uma questão da prova de Ciências Humanas, aplicada no dia 5 de novembro, mal formulada e de cunho nitidamente ideológico. A pergunta referia-se à atuação do agronegócio no Cerrado, trazendo um texto que apresentava fatores negativos do setor, como a violência simbólica e as chuvas de veneno.

“Não podemos nos calar, pois temos orgulho de quem somos e o que fazemos com o Brasil. Adolescentes são vulneráveis. Acham que sabem tudo, mas caem na mão dessa milícia, que não tem compromisso com a educação, mas sim com partido político”, criticou o vereador Lucas Zanatta em plenário. “O agro é o maior e mais significativo negócio do nosso país”, concordou o vereador Dr. Jaime, que também se pronunciou.

A pedido do autor, cópias do requerimento de repúdio serão encaminhadas às Câmaras de Vereadores da região, aos órgãos de imprensa local, à Assembleia Legislativa paulista, à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal, ao Inep e ao MEC.

INFORMAÇÕES OFICIAIS –

Cinco requerimentos de informações oficiais também foram aprovados na 36ª Sessão Ordinária. O vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil) quer saber qual é a demanda reprimida de cirurgias de catarata e de exames oftalmológicos e odontológicos na rede municipal de saúde. O objetivo do parlamentar é pleitear recursos por meio de emendas parlamentares na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

O vereador Nelsinho Bombeiro (PV) pergunta se a Prefeitura tem interesse em realizar chamamento público para conceder licença a novos comerciantes ambulantes, que desejam se instalar em praças, avenidas e locais públicos com potencial comercial.

Os vereadores Wesley da Dialogue (Podemos) e Maurício Bem Estar (PP) também são autores de requerimento aprovado. Eles pedem informações sobre o estudo realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) a respeito da qualidade dos serviços de transporte público prestados pela empresa concessionária TUA (Transportes Urbanos Araçatuba). O prazo para a entrega da pesquisa, encomendada pela Prefeitura, era 22 de agosto de 2023.

Outro requerimento apreciado nesta semana foi apresentado pelo vereador Arlindo Araujo (MDB), que indaga sobre os valores gastos mensalmente pela Prefeitura com serviços de publicidade e propaganda.

Completa a lista de aprovações requerimento de autoria do vereador Luís Boatto (MDB), que formulou 20 questões sobre as contas públicas do Município motivado pela Lei Municipal nº 8.690/2023, que autorizou a Prefeitura a contratar financiamento de até R$ 35 milhões com a Desenvolve SP (Agência de Fomento do Estado de São Paulo).

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior