Adoção e harmonia entre poderes são tema de tribuna na Câmara
Atendendo a convite dos vereadores de Araçatuba, a professora Marly Garcia e o prefeito Carlos Hernandes (PMDB) assistiram do plenário a uma parte dos trabalhos legislativos da 17ª sessão ordinária do ano, realizada ontem (23), e ainda usaram a tribuna do Legislativo.
Marly Garcia, que ocupou uma das cadeiras legislativas no município entre os anos de 2005 e 2008, destacou a construção de famílias e vínculos afetivos por meio da adoção, definida por ela como “o ato de abrir o coração para acolher vidas”.
Ao lado do marido Ênio, Marly tem quatro filhos adotivos, que deram ao casal oito netos. Ela é uma das fundadoras da Associação de Pais e Filhos Adotivos de Araçatuba, considerada a primeira do gênero a ser criada no País.
Ao mencionar o Dia Nacional da Adoção, celebrado nesta quarta-feira (25), Marly elogiou a disposição de outros pais e mães que decidiram construir ou ampliar a família por meios dos laços da adoção.
“O Papa Francisco, em 'Alegria do Amor', dedicou alguns dos 325 itens que compõem a publicação à reflexão do processo de adoção, definido por ele como 'a fecundidade alargada', um caminho para consumar o sonho da paternidade e maternidade de forma muito generosa aqueles que foram privados de um ambiente familiar adequado”, afirmou Marly Garcia.
A ex-vereadora concluiu o discurso na tribuna defendendo nas escolas a ampliação do debate sobre o estímulo à adoção de crianças e adolescentes que não mantêm vínculos afetivos com as famílias de origem.
“Ainda há pessoas que não abriram o coração para a adoção e isso pode ser fundamental para a felicidade delas e de uma família que possa surgir desse vínculo”, explicou.
HARMONIA
Na sequência, o prefeito Carlos Hernandes ocupou o mesmo espaço para defender um diálogo permanente entre os representantes dos dois poderes (Legislativo e Executivo) a fim de estabelecer parcerias visando à retomada do desenvolvimento do município.
“Como prefeito, estou aqui com uma proposta de apresentar meu partido a vocês, vereadores, o PPA – Partido Por Araçatuba – para criar uma harmonia entre os poderes em torno de um objetivo comum, que é o desenvolvimento da nossa cidade e o bem-estar da nossa população, sem diferenciar o tratamento, independentemente da situação partidária”, anunciou Hernandes.
Após se dirigir aos parlamentares, mencionando o nome e a afinidade estabelecida com cada um deles, Hernandes cumprimentou a professora Marly Garcia pela participação na tribuna na Câmara. “O tema adoção sempre me emociona, pois sou filho adotivo de uma família que me possibilitou conquistar tudo que tenho hoje, e sem ela não teria chegado até aqui”, afirmou o prefeito.
HOMENAGEM
Na mesma sessão, os vereadores entregaram dois Votos de Aplauso aprovados por unanimidade em plenário. Um deles foi entregue pelo vereador Dr. Jaime (PTB) a nove integrantes da comunidade nipo-brasileira de Araçatuba que participaram da mobilização para imunizar os idosos contra o vírus da gripe na sede da Associação Cultural Nipo-Brasileira. Dr. Jaime é autor deste requerimento.
Os alunos do curso de Psicologia da Fundação Educacional de Araçatuba (FAC/FEA) também receberam o mesmo certificado das mãos do vereador e autor da honraria, Rivael Papinha (PSB), pelos relevantes trabalhos da comunidade acadêmica à população araçatubense.