Alunos do Instituto Suzana Cintra plantam árvores às margens do rio Tietê(Veja Vídeo)
Vinte e oito alunos do Instituto Suzana Cintra participaram, na manhã desta quarta-feira, 2/6, de um plantio de 200 mudas de árvores às margens do rio Tietê, em Araçatuba. A iniciativa, que ocorre na Semana do Meio Ambiente, faz parte do projeto de recuperação florestal desenvolvido pela empresa JN Terraplenagem e Pavimentação Ltda. O vereador Cido Saraiva (PMDB), que apoia as atividades em prol da preservação ambiental, acompanhou a visita.
O primeiro local visitado pelos alunos foi a Pedreira do Grupo JN, que fica a 15 quilômetros do centro de Araçatuba. A capacidade de produção da área de extração de pedras é de até 30 mil metros cúbicos/mês.
Em seguida, os alunos - que têm entre 9 e 10 anos e estão no 5º ano do ensino fundamental no instituto biriguense - foram levados de ônibus para plantar as mudas em uma Área de Preservação Permanente (APP), situada próxima à pedreira.
Entre as espécies plantadas, estão mudas de ingá branco, goiaba, ipê amarelo do brejo, macaúba, farinha seca e embaúba. Desde o início do projeto de compensação ambiental, a JN plantou mais de 14 mil árvores nas proximidades do rio Tietê. A meta é atingir a marca de 4 mil mudas até o final deste ano.
De acordo com o diretor da JN, Paulo Sérgio Sanches, o projeto tem trazido vários resultados positivos. "Essa iniciativa começou há três anos e está atraindo animais e aves de volta para cá", destacou.
O chefe da Divisão de Proteção Ambiental da Prefeitura de Araçatuba, Jorge Hector Rozas, que acompanhou o reflorestamento, destacou a importância da ação para preservar o meio ambiente. "São espécies da mata nativa que recompõem o bioma e cria uma restauração ambiental", afirmou.
A diretora e pedagoga do Instituto Suzana Cintra, Simone Cintra Limede, destacou a contribuição da iniciativa para conscientizar os alunos sobre a preservação ambiental. "É uma experiência ímpar para as crianças, que estão tendo a oportunidade de reflorestar", disse.
A aluna Bárbara Caroline Silva Lima, de 9 anos, entusiasmou-se com a atividade extraclasse. "Nós aprendemos muito com a natureza. A planta dá flores, frutos e purifica o ar. Isso é fundamental", destacou.
Durante a atividade de reflorestamento, o vereador Cido Saraiva entregou um voto de aplauso, proposto pelo próprio parlamentar e aprovado pela Câmara, à empresa.
O parlamentar elogiou o trabalho de preservação da mata ciliar às margens do rio Tietê. "O reflorestamento depende de nós. Precisamos ter essa conscientização ambiental, disse.