Anúncio de fechamento do PA São João repercute na Câmara
O possível fechamento da unidade de Pronto atendimento (PA) do bairro São João repercutiu durante a 27ª sessão ordinária do ano, realizada na última segunda-feira (11/9). O assunto veio à tona durante a análise da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2018, após o presidente da Câmara, vereador Rivael Papinha (PPS), informar que soube sobre o tema por meio de declaração dada pela secretária de Saúde Carmem Guariente à imprensa.
O parlamentar comentou que a criação do PA São João foi resultado de um longo processo de luta e que faltou diálogo com o Legislativo na decisão do fechamento. “A informação tem que ser esclarecida e a Câmara tinha que ser ouvida. A conversa era que ia terminar a UPA da zona sul e remanejar”, lembrou Papinha.
NEGOCIAÇÃO
Durante a discussão, o vereador Lucas Zanatta (PV), que preside a Comissão de Saúde do Legislativo, disse que há adequações a serem feitas no prédio da unidade do São João e que existe uma multa diária em execução no valor de R$ 1 mil. “A Prefeitura está negociando com a Promotoria para que a multa não seja executada até a abertura da UPA do Umuarama”, destacou.
O vereador Dr. Flávio Salatino (PMDB), que também integra a comissão de Saúde, informou que soube em reunião que a unidade seria fechada por não cumprir adequações legais. O vereador Professor Cláudio (PMN) lamentou a decisão. “O PA São João está caminhando para o fechamento sim, infelizmente”, disse.
O vereador Dr. Jaime (PTB) criticou que a decisão não foi comunicada aos três membros da comissão de Saúde, da qual o parlamentar também faz parte.
A discussão se estendeu durante a sessão e vários outros parlamentares também debateram o assunto. Reuniões devem ser agendadas para acompanhar o caso e as consequências do fechamento da unidade na vida dos munícipes.