Araçatuba poderá receber comando regional da PM(Veja Video)
Araçatuba poderá voltar a ser sede de um comando regional da Polícia Militar. A cidade deverá receber ainda neste ano o CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior), que vai reunir 43 municípios das regiões de Araçatuba e Andradina. O município abrigou o CPI-5 até o mês de novembro de 1999, quando foi extinto. Atualmente, a mesma unidade mantém a sede em São José do Rio Preto.
A informação é do deputado estadual Vaz de Lima (PSDB), que se reuniu com as vereadoras Edna Flor (PPS) e Tieza (PSDB) na última sexta-feira (5), no plenário da Câmara Municipal, para anunciar a proposta de criação da unidade. Lima também é autor do pedido que cria o comando no município.
"Hoje, dez anos depois da extinção do comando regional em Araçatuba, percebemos que os problemas relacionados à segurança se avolumaram. Isso nos levou a propor a criação de uma nova unidade para atender a população e garantir seu bem-estar", explicou.
Segundo ele, a implantação do CPI vai propiciar aumento do efetivo de segurança, de armamentos e a vinda de um helicóptero para auxiliar nos trabalhos operacionais. A estrutura física do segundo batalhão será aproveitada par abrigar a unidade regional.
Autoridades ligadas à força de segurança, como o coordenador operacional da PM, major Carlos Alberto Salesse, e o delegado seccional de Araçatuba, Ely Vieira de Faria, elogiaram a iniciativa e destacaram o aumento de representatividade corporativa e política no comando maior.
"Tenho certeza de que o novo comando vai ampliar a capacidade administrativa e o planejamento operacional. Além disso, vamos contar com a força de um comandante que terá entendimento direto com o governo estadual", afirmou Salesse.
A vereadora Edna Flor também se mostrou favorável à criação do comando regional. "A segurança tem de ser vista também pelo ponto de vista de promoção da cidadania e valorização da vida e não somente pelos aspectos repressivo e ostensivo", explicou.
Para a vereadora Tieza, a implantação da nova unidade é a realização de um sonho antigo, uma meta traçada na campanha do então candidato a prefeito em 2008 Dilador Borges Damasceno, do PSDB.
"Araçatuba é sede de uma região administrativa, por isso não pode perder um atendimento à população tão importante quanto este. A criação do CPI-10 é a soma de esforços do deputado, do nosso diretório com o governo estadual", afirmou.