Araçatuba será sede de exposição multimídia sobre política
O município de Araçatuba vai promover uma exposição multimídia itinerante sobre os movimentos políticos no País, desde a década de 50, passando pelo período da Ditadura Militar até o processo de redemocratização.
O planejamento da mostra político-cultural começou a ser feito na manhã de hoje (19/02) pela presidente da Câmara, vereadora Edna Flor (PPS), e pelo historiador e anistiado político, Euclides Paes de Almeida.
Na programação do evento, serão lembrados os 30 anos de comemoração da Lei de Anistia Política, celebrados no ano passado.
A data ainda não foi confirmada, porém a previsão é de que o evento seja realizado até o primeiro semestre deste ano. A exposição é resultado de uma parceria do Poder Público com representantes da sociedade civil organizada.
Segundo a vereadora, uma comissão especial será constituída para coletar, catalogar e exibir recursos audiovisuais alusivos ao tema da exposição, entre eles réplicas de jornais, revistas, fotos, materiais sonoros e vídeos contendo a trajetória de partidos e líderes políticos de sustentação e oposição ao governo federal ano a ano.
"Um dos objetivos é ampliar o debate sobre os golpes contra a democracia, liberdade e integridade física e moral dos cidadãos, desde o suicídio do ex-presidente Getúlio Vargas, em 1954", explicou Euclides.
De acordo com ele, a mostra deverá ser conduzida a estabelecimentos de ensino para atrair a atenção de professores e alunos das redes pública e privada.
A presidente da Câmara reforçou o comprometimento do Poder Legislativo em firmar a parceria para a viabilização da mostra. "Prova disso é o ato aprovado pela Câmara Municipal que autoriza a Casa a realizar eventos que celebram a anistia política e conscientizam as novas gerações sobre a trajetória dos crimes cometidos contra a humanidade, durante o período de repressão", afirmou.