Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
01/04/2014
Araçatuba terá 14 novos médicos estrangeiros; Vereadores acompanham anúncio no Paço

O presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Dr. Jaime (PTB), e o vereador Gilberto Batata Mantovani (PR) representaram o Legislativo no anúncio feito pelo prefeito Cido Sério (PT) de que Araçatuba irá contratar 14 médicos estrangeiros que atuarão no município por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira, dia 31 de março, no Paço Municipal. O prefeito recebeu em seu gabinete o secretário municipal de Saúde, José Carlos Teixeira, e demais autoridades.

Segundo nota divulgada pela Prefeitura de Araçatuba, destes novos médicos, 13 chegarão ao município no próximo dia 14. Hoje, eles estão passando pelo processo de formação e adaptação obrigatório em São Paulo, cujo período é de 30 dias.

Há duas semanas, Araçatuba já havia recebido a médica Yudelkis Monteiro Leiva, que já conheceu as unidades básicas do município e, nesta segunda-feira (31), iniciou o atendimento ao público na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro São José.

De acordo com o prefeito Cido Sério, a chegada destes profissionais ajudará na melhoria da qualidade do atendimento à população, pois dez deles atuarão diretamente na ampliação do PSF (Programa da Saúde da Família), que passará de 35 para 45 equipes. Destes, dois atuarão nas inéditas equipes na zona rural e oito atuarão nas novas equipes na área urbana.

Dois dos novos médicos vão trabalhar nas UBSs do Planalto, onde uma médica se aposentou, e do Iporã, onde uma médica pediu afastamento definitivo. O outro médico será remanejado também para uma unidade básica.

Com exceção da médica Yudelkis, que já está trabalhando, os demais passarão a atender somente depois de 10 dias após a chegada. Eles precisam passar por um novo período de adaptação, conhecendo a realidade local. Todos estes profissionais, por contrato, só poderão trabalhar exclusivamente na atenção básica. Eles trabalharão 32 horas semanais e se dedicarão, ainda, oito horas por semana em estudos sobre legislação e atendimento do SUS. Este ensino é aplicado à distância pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que inclusive fará visitas a eles para acompanhar o desempenho deles.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara: Tiago Contador//Foto: Nelson Gomes [Prefeitura de Araçatuba]
Compartilhe:
<< Página Anterior