Araçatuba volta a ser sede do Comando da Polícia Militar(Veja Vídeo)
Com promessa de investimentos em efetivo e infraestrutura, anúncio de cessão de área do município para a instalação do 2.º Batalhão Polícia Militar do Interior (2.º BPMI), parcerias entre a polícia e o município e a vinda do Patrulhamento Aéreo para a região, autoridades e convidados assistiram à solenidade de inauguração do CPI-10, na manhã da quinta-feira (19/08).
O coronel Francisco Lozzi da Costa é quem vai administrar o novo aparelho que reúne 43 municípios. Para ele, o principal desafio à frente do comando será o de congregar a comunidade a participar da segurança pública, como prevê a própria a Constituição Federal. Ele explicou que os trabalhos de implantação do CPI-10, o treinamento do efetivo e a preparação da estrutura da vinda do Águia para Araçatuba são as atividades administrativas prioritárias do momento.
O dirigente geral da polícia militar, Coronel Alvaro Batista Camilo, esteve presente na cerimônia e deu posse ao novo comandante do CPI-10. Ele prometeu intensificar as operações de bloqueios na região para tirar as armas de circulação, intensificar o combate ao álcool e às drogas a fim de reduzir o número de homicídios. "Os locais pontuais já estão identificados, mas dependemos da compreensão e participação da comunidade no sentido de cooperar com nossas abordagens, denunciar crimes e participar dos conselhos de segurança", disse.
Ainda conforme o comandante geral, Araçatuba receberá um reforço de 100 policias que vão atuar na região e, a partir do próximo ano, com a reestruturação da polícia que será baseada nos dados coletados pelo censo 2010, esse efetivo será aumentado. Quanto à vinda do patrulhamento aéreo para a cidade, o Coronel disse que isso depende da construção de uma base aérea no aeroporto e da efetiva aquisição de uma nova aeronave, que já está em andamento. "Enquanto isso não acontece, outras aeronaves poderão ser destacadas para realizar trabalhos na região, conforme a necessidade", explicou.
O prefeito municipal Cido Sério (PT) também aproveitou o momento para anunciar a doação de um terreno para a construção das instalações que vai abrigar o 2.º Batalhão Polícia Militar do Interior (2.º BPMI), localizado na Avenida João Arruda Brasil. A construção do prédio, orçada em R$ 1,2 milhão, será de responsabilidade do estado e está prevista para ter início no final deste ano ou início do ano que vem.
Para a presidente da Câmara, vereadora Edna Flor (PPS), que esteve presente no evento, o retorno do comando para Araçatuba é um momento de resgate da autoestima da cidade e de toda a região. "Nós vimos aqui todos os poderes representados e isso demonstra a importância do comando para nossa comunidade e também a união das entidades e municípios em torno da segurança, atividade da mais alta importância", ressaltou.
Assessoria de Comunicação: Fátima Mantello/ Fotos: Angelo Cardoso