Arlindo Araújo homenageia veterano apaixonado por futebol(Veja Vídeo)
A seleção brasileira participa, neste ano, da 19ª edição da Copa do Mundo. O evento acontece entre os meses de junho e julho, na África do Sul. Um momento propício para homenagear os amantes do futebol. Foi o que pensou o vereador Arlindo Araújo (PPS) ao propor um voto de aplauso para o comerciante Osvaldo Magoga. O requerimento foi aprovado pelo plenário durante a 10ª sessão ordinária de 2010.
Aos 72 anos de idade, o palmeirense homenageado pratica o esporte de que mais gosta uma vez por semana. A concentração acontece todos os domingos, no Clube Esportivo e Recreativo da Nossa Caixa. Em campo, todos os jogadores têm mais de 40 anos. O lateral-esquerdo Magoguinha, como é carinhosamente chamado pelos amigos, é o mais velho da turma.
A idade, porém, não o impede de correr, cobrar laterais e escanteios, driblar, fazer gols e até deslizar na grama para não perder a bola. O bom condicionamento físico é mantido com muito treino. "Durante a semana, faço caminhadas e vou à academia. Nunca estou parado", relatou o homenageado.
A paixão pelo futebol, segundo ele, surgiu ainda na infância. "Desde pequeno, eu sempre gostei de futebol. Quando morávamos em Valparaíso, meu pai era quem tomava conta do campo e passava sebo nas bolas de amarrar", lembrou-se. Seu Osvaldo só não se dedicou exclusivamente ao esporte porque começou a trabalhar cedo para ajudar no sustento da família. "Precisava ajudar em casa. Levantava às seis horas da manhã para trabalhar, mas treinava de madrugada duas a três vezes por semana", continuou.
Ao falar sobre o esporte preferido, inevitavelmente, seu Osvaldo faz comparações com a época gloriosa do futebol brasileiro. "O futebol antigo era mais bonito, tinha mais raça. Hoje, o jogador não pára em nenhum time, sonha em ir para o exterior e é muito técnico. Acabou o futebol arte que marcou a trajetória da inesquecível seleção brasileira de 1970, uma equipe completa do goleiro à comissão técnica. Como ela, não houve outra", analisou.
Muitos motivos justificam a preferência do senhor Osvaldo. O Brasil foi o campeão da Copa do Mundo de 1970, disputada no México. Venceu a Itália por 4 a 1, tornando-se a primeira equipe tricampeã do mundo. Graças ao talento de craques como Pelé, Gérson, Jairzinho, Rivellino e Tostão. É o futebol por eles praticado naquela época que inspira seu Osvaldo a permanecer em campo. Os amigos agradecem a parceria.
"A presença do Magoguinha em campo nos incentiva a chegar nesta idade com o mesmo vigor", disse o bancário aposentado Daniel Pereira. "É gratificante brincar com uma pessoa que tem quase o dobro da minha idade", completou o administrador Vanderley Neris Santiago.
Se depender da disposição do jogador homenageado, ele garante que muita bola ainda vai rolar. "Enquanto estiver em condições, vou continuar praticando esportes, seja futebol ou qualquer outro exercício físico. Só não pode é ficar parado, fumar e beber".