Audiência Pública discute Plano de Macrodrenagem e Manejo das Águas Pluviais
A Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (SMPUH), promoveu na tarde de hoje (29) uma Audiência Pública para colher sugestões e aprimorar o Plano Municipal de Macrodrenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas.
Sediada no plenário da Câmara Municipal, a audiência foi presidida pelo secretário da pasta, o arquiteto Éderson da Silva. Os vereadores Rivael Papinha (PSB) e Tieza (PSDB) acompanharam a audiência.
A apresentação do plano foi ministrada pelo engenheiro civil Aluizio de Barros Fagundes, da empresa Infra Engenharia e Consultoria. No relatório, Aluizio apresentou os pontos positivos e negativos da cidade. “A avaliação geral de Araçatuba é considerada boa, com algumas carências de ações planejadas nos setores ambientais e de uso do solo”, afirmou o engenheiro.
Entre os principais problemas da cidade, está o escoamento pluvial. “Apenas 10% das vias públicas de Araçatuba são providas de rede coletora de águas pluviais, causando alagamentos em ocasiões de chuvas intensas. Se fosse disponibilizado 50%, metade dos problemas de alagamentos seriam solucionados”, ressaltou.
A vereadora Tieza questionou sobre a enchente que acontece com frequência na Lagoa das Flores. “Os moradores do bairro Jardim América sofrem toda vez que chove. Este é um ponto que merece uma atenção especial”, disse a vereadora. Quanto ao problema apresentado por Tieza, o engenheiro Aluizio disse que já existe um projeto apresentado para a Prefeitura.
O Plano de Macrodrenagem está disponível no site da Prefeitura através do www.aracatuba.sp.gov.br . Nele consta laudos com o diagnóstico dos problemas de alagamentos, inundações e relatório com os resultados dos estudos realizados para a elaboração do plano. O secretário Éderson da Silva destacou a importância da consulta. “O plano traz um diagnóstico geral do município, análises de impacto de precipitação, planejamento estratégico, estimativa dos investimentos necessários, entre muitas outras coisas”, disse.
O Plano Municipal de Macrodrenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas é elaborado em obediência à Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento.