Autoridades inauguram o monumento do Tori
A Associação Cultural Nipo Brasileira e a Prefeitura, inauguraram na manhã do último domingo (dia 29/06), na rotatória Tosca Castro Kol, o monumento do Tori, um símbolo dos santuários xintoístas que representa a divisão entre o mundo comum e o divino. A solenidade contou com a presença de autoridades e convidados, que puderam ouvir os hinos do Japão e do Brasil, executados pela banda da Polícia Militar (PM).
A inauguração do monumento faz parte das comemorações do centenário de imigração japonesa no Brasil, e ao mesmo tempo do centenário de Araçatuba. Além da inauguração do Tori, houve a distribuição de origamis, como oferecimento aos presentes de longevidade, felicidade, boa sorte e saúde.
A pequena praça da rotatória ganhou novo visual, com características orientais. O presidente da Associação Cultural Nipo Brasileira, Takashi Kato, agradeceu o empenho da Prefeitura para que o monumento fosse criado. "A construção do monumento foi feita pela Prefeitura, e o paisagismo da praça pela Associação Nipo", explicou.
Depois do descerramento da placa inaugural do monumento, as autoridades assistiram o taiko, apresentado por integrantes da colônia japonesa.
Entre as autoridades presentes estavam: o prefeito Jorge Maluly Netto, os deputados Jorge de Faria Maluly (federal), Aparecido Sério (estadual), o presidente da Câmara, Antônio Edwaldo Dunga Costa, os vereadores Mário Mardegan, Marli Garcia e representantes da colônia nipônica.
Conheça o que é o Tori
Tori é um portal em que todos os templos japoneses tem um, alguns tem até dois, ou quatro, sendo que o primeiro é sempre o principal. É a porta de entrada, feita de madeira, sem qualquer telhado ou muros. Ao passar pelo Tori acredita-se que a pessoa está entrando num ambiente sagrado e está sendo imunizado. É entrar no ambiente da natureza e onde todos que entram estão felizes, pois estão juntos com a natureza.