Batata defende melhorias salariais para a Guarda Municipal
Ao discursar na tribuna durante a 26ª sessão ordinária do ano, realizada na última segunda-feira (25/8), o vereador Gilberto Batata Mantovani (PR) defendeu melhorias das condições salariais dos guardas municipais de Araçatuba.
O parlamentar iniciou o discurso destacando o aniversário da Guarda Municipal, criada em 1949 pela lei nº 54, promulgada pelo então prefeito municipal Joaquim Geraldo Corrêa, o “Zizinho”. “Na época, a polícia municipal contava com um efetivo de 20 homens e o serviço era feito a pé ou a cavalo em locais mais distantes. Eles trabalhavam das 22h às 4h da manhã e a proposta do poder público municipal era formar um corpo de policiamento de vigilância noturna, com guarda de repartições, monumentos, parques e jardins públicos e de fiscalização do trânsito. Em 1964, o efetivo foi aumentado para 100 homens”, destacou.
Batata também falou sobre a necessidade de melhorar as condições salariais da Guarda Municipal, defendendo o adicional de 30% de insalubridade. “Nós estivemos na Guarda Municipal no ano passado e hoje os guardas municipais têm 20% de insalubridade sobre o salário mínimo. As horas extras também foram uma luta que tivemos e hoje há um revezamento e 24 horas extras por mês de acordo com as necessidades. Nós estamos conversando com o prefeito municipal Cido Sério (PT) sobre a questão do adicional de periculosidade de 30% que os guardas merecem e já foi sancionado pelo governo”, disse o parlamentar.
Em seguida, Batata exibiu duas reportagens produzidas pela TV Câmara. A primeira delas sobre a Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno, instituída a partir de um projeto de lei por ele proposto. A outra reportagem abordou o andamento das obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona sul da cidade. A unidade está sendo construída em frente ao 20º Grupamento dos Bombeiros, no bairro Morada dos Nobres. “A obra já está bem avançada”, afirmou o parlamentar.