Beatriz destaca resultados do Bolsa Família no Pequeno Expediente
Os dez anos do programa do governo federal Bolsa Família foram tema do pronunciamento da vereadora Beatriz (PT) ao usar a tribuna durante a 35ª sessão ordinária do ano, realizada na última segunda-feira (4/11).
A parlamentar destacou que, há uma década, quando o programa social foi criado, ela ouvia frases de descrédito em relação à iniciativa como "As mulheres vão ter mais filhos para receber mais dinheiro do governo" ou "As pessoas vão deixar de trabalhar para viver de benefício social". Segundo Beatriz, o Bolsa Família provou que daria bons resultados.
"Hoje, o Bolsa Família completa dez anos de vida, colecionando bons resultados e é aclamado pela comunidade internacional como um dos mais bem-sucedidos programas sociais do mundo. Estudos e pesquisas revelam que, mais do que aliviar a pobreza, o programa alcançou resultados notáveis na saúde, na educação e na segurança alimentar e nutricional de crianças e adolescentes", afirmou. Um vídeo exibido sobre o programa também mostrou a garantia de renda a milhares de famílias, citando que 36 milhões de brasileiros saíram da pobreza.
Beatriz também citou dados de pesquisas que mostram a emancipação das famílias contempladas pelo programa. Segundo ela, dados do IBGE de 2010 indicam que 75% dos beneficiários do programa trabalham. Outra estatística destacada foi que 1,7 milhão de pessoas deixaram de receber o benefício do governo. "São estudos concretos que desmontam os mitos de que o benefício mensal estimula o efeito preguiça, levando os beneficiários à acomodação", afirmou.
No pronunciamento, a parlamentar ainda explicou as finalidades do Bolsa Família, criado para aliviar a pobreza e a fome, incluir as crianças na educação, reduzir o abandono escolar e dar acesso e cobertura de saúde aos beneficiários, principalmente para as crianças e gestantes. Outro aspecto ressaltado por Beatriz foi a expansão do empreendedorismo. "O número de microempreendedores individuais, aqueles com rendimento mensal de até R$ 5 mil, oriundos do Bolsa Família, saltou de pouco mais de 100 mil em 2011 para cerca de 350 mil em 2013", citou.