Cabo Claudino mobiliza Água Branca contra dengue
O vereador Cabo Claudino (PTdoB) iniciou hoje (21), pela manhã, a implantação do projeto “O bairro contra a dengue”. A ação consistiu na coleta de objetos considerados potenciais criadouros para os mosquitos transmissores da doença e na distribuição de sementes de crotalárias, que auxiliam no controle biológico da dengue.
A ação ocorreu no bairro Água Branca e mobilizou mais de cem pessoas, entre agentes comunitários de saúde, bombeiros mirins, funcionários do Centro de Controle de Zoonoses e voluntários para conscientizar os moradores quanto à importância de prevenir o surgimento de novos casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Sob a liderança do parlamentar, os participantes do arrastão visitaram casa a casa e distribuíram sacos de lixo para os moradores ajudarem a recolher todos os materiais que poderiam acumular água e servir como criadouros do mosquito.
Estimulados pelos mascotes da Vigilância Epidemiológica, crianças e adultos aceitaram a proposta e tiraram de circulação recipientes de plástico, ferro, alumínio e louças que, depois de armazenadas nos plásticos, foram transportadas por caminhões cedidos pela Prefeitura.
Segundo o vereador, após a triagem, os materiais passíveis de aproveitamento seriam doados a uma associação de reciclagem para comercialização. Os participantes mirins da coleta voluntária também receberam cupons para o sorteio de um tablet (computador portátil, de espessura fina, com tela sensível ao toque) ao final da mobilização.
Para o vereador, a ação integrada e simultânea (coleta de criadouros e distribuição de crotalária) realizada no bairro poderá ser ampliada para outras regiões, em especial aquelas que concentram o maior número de casos positivos da dengue.
“O principal objetivo é conscientizar a população para manter os quintais e terrenos limpos e ainda agregar em seus lares a crotalária, que ajuda a evitar a proliferação dos mosquitos transmissores da dengue. Unida, a população vai contribuir para conseguirmos controlar a doença em nossa cidade”, explicou Cabo Claudino.