Notícias
03/06/2013
Câmara aprova convocação de secretário da Educação
Câmara aprova convocação de secretário da Educação
O secretário municipal de Educação, Luís Carlos Custódio, será sabatinado pelos vereadores de Araçatuba. A data provável do encontro do gestor da educação municipal com os parlamentares será no próximo dia 17, durante a 20ª sessão ordinária do ano.
A convocação do secretário, com base num requerimento apresentado pelos vereadores Edna Flor e Arlindo Araújo, ambos do PPS, foi aprovada por unanimidade no Grande Expediente da 18ª sessão ordinária do ano, realizada nesta noite.
No texto do requerimento aprovado, os autores pedem que o responsável pela pasta preste esclarecimentos sobre a falta de vagas nas escolas, número insuficiente de professores e outros servidores do ensino público, ausência de espaços físicos para o desenvolvimento de atividades extraclasse e de adaptações estruturais para unidades educativas em período integral no município, conforme relatado pela Associação dos Diretores e Especialistas de Educação das escolas municipais de Araçatuba (Adeema).
O requerimento gerou amplo debate em plenário. Além dos autores, os vereadores Professor Cláudio (PMN), Dr. Nava (PSD), Tieza (PSDB), Rivael Papínha (PSB), Rosaldo de Oliveira (PV) e Beatriz (PT) se inscreveram para debater os temas da convocação.
Em seu pronunciamento, Edna Flor destacou ser inadmissível a convivência de crianças em idade escolar com unidades de ensino municipais repletas de precariedades estruturais e problemas com o quadro de profissionais de educação, abrangendo educadores adjuntos e professores. "É uma oportunidade para o secretário demonstrar se tem autonomia para esclarecer as dúvidas dos vereadores sobre a gestão do ensino no município", justificou Edna.
Para o líder do governo municipal na Câmara, vereador Professor Cláudio, a sabatina do secretário da Educação servirá para o gestor esclarecer problemas relacionados à pasta, como o déficit de vagas nas escolas. "Aproveito a oportunidade para pedir mais agilidade da secretaria para homologar e convocar os profissionais aprovados no último processo seletivo realizado no município a fim de que eles assumam seus cargos e garantam a qualidade do ensino", completou.
O vereador Dr. Nava afirmou que a falta de professores na rede municipal, um dos assuntos da série de questionamentos que deverá ser respondida pelo secretário Luís Carlos Custódio, motivou-o a denunciar ao Ministério Público e à Delegacia Regional do Trabalho a utilização de estagiários para lecionar. "Temos consciência de que o secretário é um profissional preparado e suas respostas aos questionamentos propostos só ajudarão a melhorar a qualidade da educação", justificou.
Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: