Câmara aprova proibição de trote estudantil nas faculdades de Araçatuba
O plenário da Câmara aprovou em segunda discussão, durante a 35ª sessão ordinária do ano, projeto do vereador Joaquim da Santa Casa (PDT), que proíbe a realização de trote estudantil nos estabelecimentos de ensino superior de Araçatuba.
Ao apresentar o projeto, o autor levou em consideração as tristes notícias que são divulgadas no início de cada ano letivo, envolvendo a prática de trotes, quando os alunos novatos, conhecidos como "calouros", são expostos a situações de grande constrangimento que ofendem sua integridade física, moral e psicológica, já tendo ocorrido, em alguns casos, trotes tão violentos que levaram o calouro a óbito.
"Até pouco tempo, quando o aluno ingressava na faculdade o trote era saudável e o máximo que poderia acontecer era o aluno ter a cabeça raspada, quando se tratava de homem. Hoje, os trotes passaram a ser agressivos, inclusive com mortes registradas em faculdades de todo o país. É justamente essa prática que queremos coibir em Araçatuba", explica o vereador.
A presidente da Câmara, vereadora Edna Flor (PPS), parabenizou a iniciativa de Joaquim da Santa Casa. Ela considerou o projeto como um dos melhores já aprovados pela Casa esse ano. "Infelizmente assistimos pela imprensa trotes que se tornaram crimes. E só vamos conseguir proibir esse tipo de prática quando implantarmos ações locais, como está acontecendo agora", disse.
Segundo Joaquim da Santa Casa, as escolas deverão incentivar, nos primeiros dias de aula, a recepção amigável dos novos alunos, inclusive a prática de atos solidários. "Se for o caso, as escolas deverão solicitar a intervenção policial ou particular visando o impedimento do trote ou até adotar outras medidas preventivas que tenham a finalidade de impedir sua realização", orienta o parlamentar.