Câmara cobra liberação de recursos do governo de SP para construção de casamata
O plenário da Câmara de Araçatuba aprovou, na 42ª sessão ordinária do ano, o requerimento de autoria do vereador Dr. Nava (PSC) que pede ao governador do estado de São Paulo, José Serra, a liberação dos recursos financeiros das emendas apresentadas pelos parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa para a Santa Casa de Araçatuba. O objetivo é que os recursos sejam doados para a unidade hospitalar construir a casamata, abrigo necessário ao acelerador linear, aparelho usado por pacientes com câncer.
De acordo com o requerimento nº 462/2009, há cerca de R$ 3 milhões de recursos de emendas da bancada do PT no estado, mas que ainda não foram liberados. O documento também cita que o governador havia anunciado R$ 1 milhão para a construção da casamata na cidade. A licitação do aparelho já foi feita pelo governo federal.
Enquanto o equipamento não é construído, pacientes que fazem tratamento contra o câncer são obrigados a se deslocar para outros municípios, como Barretos e Jaú, enfrentando uma série de dificuldades. Atualmente, a santa casa de Araçatuba abrange 42 municípios, sendo o principal polo de atendimento hospitalar da região. "Queremos que o dinheiro venha para a santa casa em forma de doação o mais rápido possível", destacou Dr. Nava.
A vereadora Tieza (PSDB), integrante da comissão de vereadores que busca uma solução para o acelerador Linear, disse que o valor da construção da casamata ainda é desconhecido. Segundo a parlamentar, o governo estadual não está retendo as verbas. "O governo não segura esses valores. Muitas vezes ocorre que a prefeitura não está com a documentação adequada e exigida para a instalação dos equipamentos", disse.
O vereador Arlindo Araújo (PPS) lembrou que há oito anos o município não oferece o tratamento da radioterapia. "É flagrante a falta de sensibilidade dos governantes com Araçatuba e região. Era para o aparelho estar funcionando há muito tempo. Em quem os governantes estão pensando?", questionou o parlamentar.
A presidente da Câmara, vereadora Edna Flor (PPS), citou que há centenas de famílias aguardando o tratamento contra o câncer. "Temos o cronograma de que em março deve vir o recurso da licitação e depois começa a construção da casamata. Estamos pedindo socorro para que as autoridades solucionem isto", disse a vereadora.
Cópias do requerimento aprovado serão enviadas ao deputado Barros Munhoz, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e aos líderes dos partidos políticos.