Câmara divulga balanço dos trabalhos legislativos em 2011
Entre os meses de janeiro e dezembro de 2011, a Câmara Municipal de Araçatuba realizou 41 sessões ordinárias, quatro sessões extraordinárias e três sessões legislativas extraordinárias (durante o período de recesso parlamentar). Onze audiências públicas para prestação de contas ou recebimento de sugestões da população e cinco sessões solenes para a entrega de homenagens também foram promovidas no local ao longo do ano. O balanço foi divulgado pelo diretor do Departamento Legislativo, Gilberto Pereira Dias.
Em 2011, os 12 vereadores da Casa apresentaram 2.843 indicações à Prefeitura, solicitando a realização de obras e serviços, e 474 requerimentos, dos quais 250 pedidos de informações oficiais ao Poder Executivo, 118 votos de pesar, 101 votos de aplauso, três votos de protesto, um voto de apoio e um requerimento de convocação de secretário municipal.
No ano, tramitaram no Poder Legislativo 145 projetos de lei, sendo que 106 deles foram aprovados, 26 devolvidos aos autores após parecer do Departamento Jurídico da Casa pelo não recebimento, seis retirados, dois arquivados, um rejeitado e quatro permanecem em tramitação.
A matéria rejeitada, proposta pelo vereador Olair Bosco (PCdoB), previa a concessão de anistia de juros, multas moratórias e a redução de honorários advocatícios aos contribuintes em débito com a Fazenda Municipal. Já os projetos de lei que institui o Dia Municipal do Pastor Evangélico e dispõe sobre o reaproveitamento das águas cinzas e pluviais, assinados, respectivamente, pelos vereadores Dr. Nava (PSD) e Arlindo Araújo (PPS), ainda não foram apreciados pelo plenário.
Outra propositura de autoria do vereador Arlindo Araújo, que obriga os estabelecimentos comerciais a divulgarem em letras legíveis o prazo de validade dos produtos colocados em promoção, foi a única vetada pelo prefeito Cido Sério (PT) em 2011.
Durante as sessões legislativas de 2011, também passaram pelo plenário 63 projetos de resolução, 28 propostas de emenda à Lei Orgânica do Município, 13 projetos de lei complementar, 13 projetos de decreto legislativo e 37 moções, sendo 33 de apoio e quatro de repúdio. Os vereadores ofereceram ainda cinco substitutivos a projetos e nove recursos.