Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
08/10/2013
Câmara divulga preparativos para a implosão do Hospital Modelo [Veja vídeo]

Construído pela iniciativa privada na década de 1970 e desativado por mais de trinta anos, o prédio do antigo Hospital Modelo está com os dias contados. No feriado de 12 de outubro, às 12h25, 75 quilos de explosivos detonarão a estrutura, que tem cerca de oito mil metros quadrados. Os preparativos para a implosão foram divulgados pela presidência da Câmara na 31ª sessão ordinária do ano, realizada na última segunda-feira (07/10).

Ao término do Grande Expediente, fase da sessão destinada à leitura de documentos e à apreciação de requerimentos, o presidente da Mesa Diretora, vereador Dr. Jaime (PTB), solicitou a exibição de reportagem produzida pela TV Câmara sobre o assunto. Um engenheiro da empresa contratada para a realização do serviço também foi convidado a ocupar a tribuna para esclarecer detalhes da implosão.

No ano passado, um laudo do Cetec (Centro Tecnológico da Fundação Paulista) de Lins apontou a inviabilidade do prédio, que será agora implodido pela empresa Fábio Bruno Construções Ltda., do Rio de Janeiro, ao custo de R$ 800 mil. Os recursos são municipais. A implosão deve durar 10 segundos e resultar em mais de cinco mil metros cúbicos de escombros.

Os trabalhos já começaram. O terreno de dez mil metros quadrados está cercado com tapumes, parte da estrutura externa foi demolida para a instalação dos explosivos e o edifício está sendo coberto com telas para evitar o lançamento de materiais. "Todo o esforço de isolamento é para que nada aconteça fora dessa área de trabalho", explicou o engenheiro Marcelo Fantin. "Também teremos monitoramento sismográfico para garantir que a vibração causada pela detonação e queda do edifício não afete nenhum imóvel vizinho", continuou o técnico.

No dia da implosão, uma área de 150 metros quadrados ao redor do prédio, chamada de zona vermelha, deverá ser evacuada das 9h às 14h. Ao todo, 161 imóveis deverão ser desocupados, incluindo residências, estabelecimentos comerciais, o Paço Municipal, o Fórum da Justiça Estadual e parte da rodoviária. Os moradores e comerciantes afetados já estão sendo visitados e orientados por equipes da Prefeitura de Araçatuba.

O trânsito nas proximidades também sofrerá alterações. "Pedimos aos motoristas que redobrem a atenção e respeitem a sinalização", aconselhou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Delcir Getúlio Nardo. Um centro de comando será montado no pátio de manobras da rodoviária para abrigar autoridades, imprensa e espectadores.

Após a implosão, o concreto resultante será britado pela empresa no próprio local e utilizado pela Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) na compactação de estradas do Município até maio do próximo ano. Assim que estiver limpa, a área estará à disposição da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, que pretende construir no local uma Praça da Justiça com um anexo do Fórum de Araçatuba.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior