Câmara participa de premiação da 1ª Eco Náutica
A Câmara Municipal de Araçatuba, representada pelo presidente Cido Saraiva (PMDB), participou, na tarde desta quarta-feira, 17/8, da cerimônia de premiação do projeto 1ª Eco Náutica para preservação do rio Tietê. A solenidade foi realizada no auditório da Unitoledo e contou com a presença do prefeito Cido Sério (PT).
O programa, gerido pela Óleo & Óleo Empreendimentos Ambientais Ltda, é desenvolvido em unidades escolares de seis cidades do estado que ficam próximas ao rio Tietê - Barra Bonita, Jaú, Lins, Birigui, Araçatuba e Pereira Barreto. Neste ano, a atividade teve a participação de 85 mil alunos de 185 escolas.
Durante dois meses, as escolas pesquisam e desenvolvem projetos sobre a preservação ambiental. Depois, os alunos fazem a coleta de óleo de cozinha usado e entregam nas unidades escolares. A quantidade do material arrecadado é somada e vale pontos. Dez prêmios - individuais e coletivos - são concedidos em cada um dos municípios participantes. Os produtos são transformados em biodiesel na usina JBS, em Lins (SP).
"O óleo arrecadado entra em uma somatória. Quem coleta mais ganha prêmios. Em dois meses, conseguimos retirar 60 mil litros de óleo nas seis cidades. É uma prova de que, com o apoio dos alunos, podemos fazer a diferença", destaca Eduardo Pacheco Calissi, diretor de marketing da Óleo & Óleo Empreendimentos Ambientais Ltda.
O município de Araçatuba conseguiu coletar a maior quantidade de óleo de cozinha - 19 mil litros. "É um trabalho que estimula os alunos a discutir os problemas ambientais e tomar atitudes de conscientização", afirma Jorge Hector Rozas, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
O estudante Renan Lagos, do Colégio Maanaim, conseguiu recolher quase 800 litros de óleo e ganhou um notebook. Na premiação coletiva, a mesma instituição ficou na primeira colocação e ganhou uma viagem ao Thermas dos Laranjais.
Segundo Rafael Francisco Campos Pianno, supervisor de produção da JBS Biodiesel, o programa vem se expandindo, desde que surgiu em 2009. "Depois de coletado, o óleo passa por um processo de filtração e entra na fabricação do biodiesel", diz. O descarte irregular do óleo de cozinha contamina o lençol freático e causa o entupimento de encanamentos.
Para a secretária municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira, a iniciativa trouxe resultados positivos. "Nós fizemos um trabalho de sensibilização de professores e diretores, divulgando o conhecimento de quanto esse projeto impacta na vida dos cidadãos", explica.
Durante o seu discurso, o presidente do Legislativo, vereador Cido Saraiva, ressaltou a importância da Eco Náutica. "É fundamental essa preocupação com o meio ambiente", disse.