Câncer de mama: Câmara apoia a campanha Outubro Rosa
A Câmara de Araçatuba está apoiando a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A campanha teve início em 1990, em Nova York. Depois disso, o mês de outubro passou a ser referência sobre orientações sobre o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres. O Outubro Rosa é hoje conhecido em todo o mundo.
Visando apoiar e incentivar a campanha, luzes rosas ou o laço cor-de-rosa são vistos em frente aos órgãos públicos ou privados, sindicatos, entidades de classe e empresas. No Brasil, até mesmo o Cristo Redentor do Rio de Janeiro já foi iluminado com a cor rosa.
O Legislativo de Araçatuba colocou este ano um enorme laço na frente do prédio da Câmara. “Acredito que a Câmara tem papel importante nesta campanha. O fluxo de mulheres no Legislativo é enorme e a conscientização ainda é a melhor opção”, falou o presidente da Casa, vereador Dr. Jaime (PTB).
Exames – Em parceria com comerciantes da Rua do Fico, o Hospital Municipal da Mulher está desenvolvendo o projeto “Campanha de Mamografia – Outubro Rosa”. A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem (raio-x) para estudar o tecido mamário. Através dele é possível diagnosticar o câncer de mama.
Através da Secretaria Municipal de Saúde serão disponibilizados 330 guias de exames para as comerciantes. A capacitação de pacientes e preenchimento das guias serão feitos pelas voluntárias comerciantes no posto de atendimento localizado nas dependências do Supermercado Rosa Felipe da Rua do Fico e Porangaba.
Os exames serão pré-agendados em planilha específica que será encaminhada ao Hospital Municipal da Mulher para controle e realização dos exames. O agendamento das mamografias acontecem de 16 até 31 de outubro. De 20 a 31 os exames serão feitos no Hospital da Mulher.
“A campanha visa atingir mulheres acima de 35 anos que não tenham feito exame de mamografia nos últimos 12 meses. É uma importante parceria entre os comerciantes da Rua do Fico e a Secretaria de Saúde”, comentou Dr. Jaime.
Para fazer a inscrição, a mulher precisa apresentar um documento (RG, CPF ou CNH) e o Cartão Nacional do SUS. Segundo a dirigente administrativo do Hospital da Mulher, Camila de Oliveira Calderaro Pavan, profissionais do hospital estarão realizando um treinamento aos voluntários comerciantes da Rua do Fico.
Outras informações estão disponíveis no Hospital da Mulher, que fica na rua Sacadura Cabral, 471. O telefone é (18) 3636-1170.