Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
26/03/2013
Cido Saraiva questiona números da dengue no município

Os vereadores de Araçatuba aprovaram quatro requerimentos de informação oficial durante a fase do Grande Expediente da 8ª sessão ordinária do ano, realizada ontem (25), na Câmara Municipal.   Conforme previsto no Regimento Interno da Casa, os documentos serão enviados ao prefeito Cido Sério (PT), que terá até 15 dias para respondê-los. 

O requerimento que mais gerou debate entre os parlamentares teve como tema as notificações de dengue pela Vigilância Epidemiológica do município. 

O autor do documento, vereador Cido Saraiva (PMDB), questionou o número exato de casos confirmados da doença e se os casos de suspeita são notificados no departamento de Vigilância por meio de laboratórios particulares parceiros da administração. Cido Saraiva perguntou ainda quais são as ações preventivas adotadas pela Prefeitura para evitar epidemia de dengue na cidade. 

Os vereadores Dr. Nava (PSD), Carlinhos do 3º DP (PDT), Rivael Papinha (PSB), Tieza (PSDB), Professor Cláudio (PMN) e Rosaldo de Oliveira (PV) destacaram a importância de o Poder Público unir esforços com a sociedade para conter o avanço da doença no município. 

"A Prefeitura cobra empenho da população para eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, o que está correto. Contudo, também é preciso que a administração também colabore, tapando buracos nas ruas e avenidas, que acumulam água parada, e mantendo limpos prédios públicos desativados ou em estado de abandono que possam abrigar focos da doença", argumentou. 

 Durante seu pronunciamento, ela citou um buraco aberto próximo à Praça Rui Barbosa que estaria servindo de criadouro potencial do aedes aegypti, inseto que transmite a dengue. "Se cada um fizer a sua parte, nós poderemos vencer essa guerra contra a dengue", completou a vereadora Tieza. 

Na sequência, o vereador Professor Cláudio admitiu as dificuldades da administração pública para eliminar criadouros e prevenir novos casos da doença. "Entretanto, o governo estadual também deve se conscientizar que mantém no município prédios desativados que também ameaçam a saúde pública, por meio da dengue", alertou. 

Ele citou os prédios desativados da antiga cadeia pública, na região central, e do hospital Modelo, além de escolas estaduais em atividade, todos sob responsabilidade do Estado. "Também acho que cada um deve fazer a sua parte, inclusive o governo estadual, que não tem feito a dele. Para manter limpas as áreas próximas às escolas estaduais, recorre à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos", revelou. 

Para o vereador Carlinhos, a responsabilidade do Poder Público no combate à doença deve estar acima das conveniências partidárias. "Representantes da Prefeitura, da Câmara, do Estado devem se mobilizar com a sociedade para combater os criadouros e prevenir novos casos, afinal de contas estamos falando de saúde pública e bem-estar geral da população", ponderou Carlinhos do 3º DP.
Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior