Claretianos são homenageados com Honra ao Mérito
A vereadora Beatriz (Rede) entregou ontem ao padre Argemiro de Azevedo o Diploma de Honra ao Mérito pelos 120 anos da presença dos missionários claretianos no País. A honraria tem como base um projeto de decreto legislativo apresentado pela própria vereadora e aprovado por unanimidade pelo Plenário.
O vereador Rivael Papinha (PSB) presidiu a sessão solene, que foi realizada na Paróquia Imaculado Coração de Maria. A mesa de autoridades foi composta também pelo bispo diocesano de Araçatuba, Dom Sérgio Krzywy, e pelo padre Sebastiano Franciulli, responsável pela Centro Pastoral São Sebastião.
A comunidade católica de diversas paróquias do município praticamente ocupou todos os bancos da igreja do bairro Paraíso para prestigiar a homenagem aos missionários claretianos. Um vídeo produzido pela TV Câmara narrou a trajetória da congregação desde o ano de instalação no País e os serviços prestados à população em todo território nacional.
Os padres Argemiro e Sebastiano e os vigários Laurindo Smanhotto e Fernando Mazula receberam flores e o reconhecimento da comunidade. A Casa Paroquial foi presenteada ainda com um quadro temático dos 120 anos da presença dos missionários no País.
No discurso, a vereadora Beatriz relembrou passagens da vida dela com os líderes claretianos e afirmou que sentia honrada por ser autora da homenagem à congregação.
“Nós, do Poder Público, representamos a população. E todos os missionários, católicos, evangélicos, de quaisquer religiões precisam ser reconhecidos porque eles influenciam diretamente a vida das pessoas. Eu cresci na Paróquia do Imaculado Coração de Maria e sou grata a cada um dos padres que ajudaram na minha formação e na missão que tenho de fazer o bem na vida das pessoas”, afirmou a vereadora Beatriz
O vice-presidente da Câmara, Rivael Papinha, destacou os trabalhos de evangelização e educação para a paz feitos pelos missionários claretianos. “Há mais de um século a missão claretiana faz a diferença na formação humanista e solidária da comunidade católica de Araçatuba. É um prazer enorme estar presente nesta festa”, explicou Papinha.