Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
10/02/2011 11:59:23
Comissão de Saúde discute transporte de pacientes

Criada em outubro de 2010, a comissão especial que busca realizar estudos junto aos governos municipal, estadual e federal e unidades de saúde para viabilizar o atendimento médico e hospitalar em Araçatuba e cidades próximas de pacientes hoje encaminhados para outras regiões realizou, nesta manhã (10/02), sua primeira reunião. Integram o grupo os vereadores Edna Flor (PPS), Joaquim da Santa Casa (PDT), Joel de Melo Platibanda (PMN) e Tieza (PSDB).

No primeiro encontro, os parlamentares analisaram documentos entregues pelo Poder Executivo Municipal durante audiências públicas e a legislação referente a transporte de pacientes. "Nosso objetivo é levantar os motivos pelos quais os araçatubenses buscam tratamento na área da saúde em outros municípios e o que precisa ser feito para reduzir o número dessas viagens", disse Edna Flor, que preside a comissão. "Dessa forma, propiciaremos uma melhor qualidade de vida aos pacientes", completou Tieza.

Entre os meses de julho e outubro do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública transportou 2.168 pessoas em 253 viagens para 13 diferentes destinos: São Paulo, Sorocaba, Campinas, Botucatu, Jaú, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos, Osasco, Catanduva, Andradina e Jales. A maior demanda é por serviços oftalmológicos.

"Buritama, por exemplo, oferece esse tipo de serviço, mas uma portaria do Ministério da Saúde impede o Município de custear viagens cuja distância seja inferior a 50 quilômetros", explicou Edna Flor. Quarenta e sete quilômetros separam Araçatuba de Buritama. A comissão pretende entrar em contato com Brasília para tentar flexibilizar essa regra.

O grupo também trabalhará para melhorar e humanizar o atendimento aos pacientes no momento do agendamento das viagens. Foram definidas reuniões com profissionais da saúde e representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública. A comissão volta a se reunir no dia 17 de fevereiro. Ela tem o prazo de 180 dias para concluir seus trabalhos e apresentar relatório ao plenário.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria / Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe: