Comissão de vereadores reúne-se com coletores grevistas
A comissão especial de vereadores, criada para intermediar acordo entre os funcionários da Revita Engenharia SA e a empresa, que é responsável pela limpeza pública em Araçatuba, esteve reunida com presidente do Sindicato da Limpeza, Rosaldo de Oliveira, e com um grupo de trabalhadores para falar sobre a greve no setor que já dura duas semanas. A reunião aconteceu no gabinete da presidência da Câmara, na manhã de hoje (08/04), com a presença dos vereadores Cido Saraiva (PMDB), Dr Jaime (PTB), Gilberto Batata Mantovani (PR) e Durvalina Garcia (PT).
Falando aos vereadores, o presidente do sindicato da categoria explicou que a empresa nega-se a pagar o índice de aumento pretendido pelos funcionários e os está coagindo com a promessa de demissão e com a contratação de novos coletores no período de greve, o que constitucionalmente é ilegal.
Os vereadores ouviram atentamente as explicações do sindicalista e também dos trabalhadores que, inicialmente reivindicavam um aumento salarial de 11, 73% e hoje voltam ao trabalho por 9,5% de reajuste. Em contrapartida, o sindicato patronal iniciou as tratativas com o índice de 6,5% e hoje oferece 8,5% de aumento aos trabalhadores. O salário bruto de um coletor de lixo é R$ 874,00 e com o aumento pretendido pela categoria chegaria a R$ 957,00.
Como o trabalho de coleta de lixo é considerado essencial, a lei determina que parte do serviço seja mantido, mesmo em períodos de greve, o que os trabalhadores de Araçatuba têm obedecido, como explicou Rosaldo de Oliveira. “A empresa tem, aproximadamente, 100 funcionários, 70 % deles estão nas ruas executando suas funções para atender as necessidades, mas a empresa contratou hoje 12 coletores e ficamos sabendo que podem contratar mais 10 funcionários no período da tarde. Isso é inadmissível, a Revita fechou um contrato milionário com o município e não quer pagar o justo para os seus trabalhadores”, lamentou o sindicalista.
O coletor Reginaldo Antônio da Silva, que teme perder o emprego, disse que a sua intenção é voltar o mais breve possível ao trabalho e à vida normal. “Nós pedimos desculpas à população pelos inconvenientes , mas queremos apenas um pouco mais de dignidade.”, disse.
O presidente da comissão, vereador Dr Jaime falou em nome do grupo de parlamentares e ressaltou que todos os vereadores estão disponíveis para ajudar os trabalhadores. “Nós ouvimos atentamente as reivindicações deles e as achamos justas. Nós estamos mobilizados para ajudar nas negociações, eles têm o direito de lutar por melhores condições de vida, estaremos ao lado deles e não aceitaremos nenhuma ilegalidade”, prometeu.
Durante a reunião, Dr Jaime entrou em contato com o Secretário de Governo, Cláudio Henrique da Silva, que já agendou para a tarde de hoje uma reunião entre o Executivo e a empresa Revita. “É isso que estamos precisando, que o problema seja resolvido logo”, disse esperançoso o coletor Leandro Cardoso Vicente no final do encontro.