Comissão de vereadores se reúne para tratar do programa "Minha Casa, Minha Vida"
Os vereadores Cido Saraiva (PMDB) e Dr. Jaime (PTB) - respectivamente, presidente e membro da comissão especial de parlamentares que acompanha a execução do programa "Minha Casa, Minha Vida" em Araçatuba, desde a seleção dos beneficiários até a entrega dos empreendimentos habitacionais - estiveram reunidos com representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Caixa Econômica Federal, no final da manhã desta quinta-feira (25/07). A vereadora Beatriz (PT) também integra o grupo.
A reunião aconteceu no gabinete da secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado. Também participou o gerente geral da Caixa Econômica Federal em Araçatuba, Roberto Dela Bandeira, acompanhado do supervisor de atendimento da instituição financeira na cidade, Sérgio Luís Garbellini.
Realizado a pedido da comissão especial de vereadores, o encontro resultou na entrega de um ofício com questionamentos e solicitações sobre o desenvolvimento do programa habitacional no Município. Os vereadores questionam a ocorrência de problemas técnicos e estruturais em imóveis já entregues, as providências que estão tomadas diante da notícia de invasão de moradias e a infraestrutura exigida para a aprovação dos empreendimentos. O grupo de parlamentares também quer saber se há demora na entrega dos contratos das residências aos moradores e a previsão para a construção de novas casas pelo programa na cidade.
"A comissão recebeu várias reclamações de moradores e, por isso, convocou a reunião. Trouxemos ao conhecimento do pessoal da Secretaria de Assistência Social e da Caixa Econômica Federal vários problemas em casas já entregues do Jardim Atlântico, como bocais de lâmpada quebrados e pisos rachados", comentou o vereador Cido Saraiva.
Uma das propostas apresentadas para conter a ocorrência de erros e garantir a qualidade das moradias é o aprimoramento da fiscalização durante a execução das obras. "Eu penso que isso vai diminuir substancialmente as reclamações e melhorar as condições de moradia das famílias beneficiadas", avaliou o vereador Dr. Jaime.
Segundo o gerente geral Roberto Dela Bandeira, a Caixa Econômica Federal já disponibiliza o telefone 0800-7216268 para o registro de reclamações de beneficiários do programa "Minha Casa, Minha Vida". "O morador pode ligar e fazer a sua reclamação, que será encaminhada pela Caixa à construtora responsável pela obra", explicou.
Uma nova reunião deve ser agendada com representantes da Secretaria Municipal de Planejamento e das construtoras que executam empreendimentos do programa na cidade. "Estamos aqui enquanto gestão municipal dispostos a conversar, resolver e encaminhar todas as questões. Esse é o nosso trabalho", garantiu a secretária de Assistência Social, Marta Dourado.
Na faixa que compreende famílias com renda de zero a três salários mínimos, já foram investidos aproximadamente R$ 160 milhões em Araçatuba por meio do programa "Minha Casa, Minha Vida". Até o momento, foram entregues 624 casas no Porto Real I e 960 no Jardim Atlântico I e II. Mais 472 imóveis estão sendo construídos no Residencial Beatriz e outros 499 na primeira etapa do Residencial Águas Claras, que devem ser concluídos até o final deste ano.