Comissão de vereadores vai estudar vale-educação
Foi aprovado pelo plenário, durante a trigésima sessão ordinária do ano, projeto de autoria do vereador Dr. Nava (PSC) que possibilita a criação de uma comissão especial de cinco vereadores para realizar estudos e oferecer sugestões visando a implantação no município de vale-educação.
A ideia é oferecer aos estudantes da rede pública a possibilidade de um auxílio pecuniário que possibilite a aquisição de material escolar diretamente dos estabelecimentos comerciais próprios. A compra poderia ser feita por meio, por exemplo, de um cartão magnético exclusivo para a compra de materiais didáticos.
Os vereadores Dr. Nava, Cido Saraiva (PMDB) e as vereadoras Edna Flor (PPS), Durvalina Garcia (PT) e Tieza (PSDB), reuniram-se com comerciantes do ramo de papelaria para discutir a questão. "Acreditamos que essa medida dará condições para que os pais possam oferecer aos seus filhos condições para uma melhor formação", destacou Dr. Nava.
Atualmente no município, os estudantes da rede pública municipal recebem material didático da prefeitura. Os kits escolares são comprados por meio de licitação sempre buscando o preço mais baixo. Com o vale-educação, o próprio aluno teria a possibilidade de escolher e comprar o material no estabelecimento comercial de sua preferência.
O vereador Dr. Nava disse a ideia já foi implantada com sucesso no município de Bariri , na região de Bauru, em fevereiro deste ano. A discussão em torno de novas opções para aquisição de kits escolares por parte do município intensificou-se neste ano. Isso aconteceu porque a compra dos materiais ficou comprometida por causa da inserção de logomarca nos materiais que remetia à campanha eleitoral do prefeito nas últimas eleições.
A comissão especial de vereadores terá o prazo de 45 dias para a conclusão dos trabalhos a contar da nomeação de seus membros.