Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
12/02/2016
Comissão divulga relatório sobre situação do zoo

Promover uma reunião pública para a comunidade ajudar a decidir o destino do Zoológico Municipal “Dr. Flávio Leite Ribeiro”. Esta é uma das sugestões apontadas no relatório divulgado pela Comissão Especial de Vereadores criada na Câmara em maio de 2014. O grupo foi criado para acompanhar as condições de vida dos animais e o contrato de reforma do equipamento de lazer.

As vereadoras Tieza (PSDB), Professora Durvalina Garcia (em substituição ao então vereador licenciado Professor Cláudio, que já retornou à função no Legislativo) e Beatriz (Rede) assinaram o relatório apresentado na 2ª sessão ordinária do ano, realizada na última quarta-feira (10).

O documento descreve uma linha do tempo do zoo com os principais eventos desde o ano de 2010, quando o espaço ambiental recebeu recursos financeiros para ser reformado. Contudo, segundo o relatório apresentado pela vereadora Tieza – presidente da comissão especial – somente no mês de outubro do ano seguinte (2011) foi iniciado o processo licitatório para contratar a empresa responsável pela recuperação do equipamento ambiental.

Conforme o estudo, com exceção da construção dos banheiros masculinos e femininos e obras de paisagismo, os outros serviços previstos no contrato de reforma – iniciada em março de 2012 e entregue em abril de 2014 – não foram concluídos de maneira satisfatória ou integral.

De acordo com o relato, estão incluídos neste rol a construção de recinto para grandes felinos, a reforma dos recintos dos pequenos mamíferos, recuperação da cobertura do prédio da administração e execução de piso cimentado.

Um quadro comparativo com o número de animais abrigados no zoo no período de dezembro de 2009 a julho de 2015 também foi exposto na apresentação. Pelo levantamento, até o mês de dezembro de 2009, havia 351 animais. Um julho de 2015, esse número foi reduzido a 300, sendo a maior parte dos bichos constituída por aves silvestres e pequenos mamíferos, como queixadas.

FAUNA

O relatório elaborado pela comissão especial da Câmara descreve ainda que no dia 26 de agosto de 2015, durante uma reunião no Departamento de Fauna da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, os vereadores obtiveram a informação de que várias visitas técnicas foram realizadas no zoológico municipal, com inúmeras orientações e determinações à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, embora não atendidas.

Segundo a própria comissão, foi confirmada a informação de que o zoo está impedido de receber animais enquanto não forem realizadas as adequações solicitadas.

Entre as conclusões apresentadas pelo grupo de parlamentares está a recomendação de que o zoo seja transformado em um local de excelência ambiental.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula// Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior