Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
08/05/2013
Comissão e público levantam problemas da saúde durante audiência

A Audiência Pública realizada para analisar e debater junto com a população e representantes da Prefeitura os serviços de saúde oferecidos pelo Município levantou vários questionamentos sobre os trabalhos desenvolvidos na área. A falta de médicos para o Pronto Atendimento, estrutura deficitária para o pessoal de apoio (equipamentos e remédios), falta de gratificação para plantonistas dos PAs e do Hospital da Mulher, necessidade da criação de um plano de cargos e salários para os servidores, inexistência de uma política efetiva de castração de animais e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) insuficientes para atender a demanda foram os assuntos de maior destaque durante os trabalhos.  

O evento foi requerido pela Comissão Especial da Saúde, formada pelos vereadores Rivael Papinha (PSB), Dr. Jaime (PTB), Professor Cláudio (PMN), Rosaldo de Oliveira (PV) e Dr. Nava (PSD). O grupo, criado neste ano através da Resolução nº 1.878, tem a finalidade de acompanhar os serviços, gastos e investimentos realizados na área da saúde e também apresentar sugestões.

O presidente da comissão, vereador Rivael Papinha, conduziu os trabalhos, que se estenderam por quatro horas. Os parlamentares Cido Saraiva (PMDB), Tieza (PSDB), Arlindo Araújo (PPS), Carlinhos do 3.º DP (PDT), Edna Flor (PPS), Beatriz (PT), Rosaldo e o presidente da Casa Dr. Jaime estiveram presentes e participaram com perguntas. A população também fez suas indagações, que foram respondidas pelo prefeito Cido Sério (PT), pelo secretário José Carlos Teixeira e pela equipe da secretaria de saúde.

Com relação ao problema de falta de médicos nos atendimentos de urgência e emergência, o prefeito disse que está preparando uma nova lei para enviar à Câmara. A intenção é que a nova legislação consiga seduzir novos  profissionais para trabalhar na cidade e atenda os preceitos legais, o que para o administrador é um trabalho difícil. Cido Sério informou que os serviços de pronto atendimento do município contam com sete profissionais médicos, número insuficiente para atender a demanda.   
 
Funcionários que trabalham como plantonistas dos PAs e do Hospital da Mulher trouxeram faixas de protesto para a audiência. Eles reivindicavam o pagamento de gratificações para um grupo de 180 funcionários entre atendentes, auxiliares e enfermeiros. O prefeito disse a princípio desconhecer que o problema ainda não havia sido sanado, depois disse que está aberto para o diálogo e que a Prefeitura mantém uma comissão permanente para tratar com os servidores. "Eu, como líder sindical, não posso ser contra essa reivindicação. Se outros plantonistas como  médicos e dentistas recebem a gratificação, os demais funcionários têm o mesmo direito", afirmou o prefeito prometendo resolver o problema o mais rápido possível.

Durante o debate, o vereador Dr. Jaime sugeriu que os órgãos de saúde dos governos federal, estadual e municipal estejam em constante contato para que a Saúde realmente funcione, visto que cada um tem sua parcela de obrigações e deveres. O secretário Teixeira  informou que o diálogo já vem acontecendo, mas que há muitos problemas de ordem financeira que travam as soluções. "É preciso que cada um assuma sua responsalidade segundo o que determina a lei, o que na realidade muitas vezes não acontece" comentou o secretário de Saúde. 

A falta de estrutura do município para atender a população de gatos e cachorros errantes sensibilizou o  vereador Arlindo Araújo, que é veterinário. Ele se prontificou a ajudar o Centro de Controle de Zoonoses a elaborar um projeto para a construção de uma sala cirúrgica para efetuar a castração dos animais, visto que hoje eles são submetidos ao procedimento no mesmo local em que são atendidos animais doentes, o que compromete a saúde dos bichos. O vereador Rosaldo também quer participar do projeto, que foi aceito prontamente pelo prefeito.

Todas as indagações e sugestões apresentadas durante o evento serão enviadas pela Comissão Especial de Vereadores ao prefeito municipal e à Secretaria de Saúde. Ao encerrar o evento, o vereador Papinha agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do debate, dos esclarecimentos e das sugestões que aconteceram na noite. "É isso que nós queremos: união, transparência e seriedade para tratarmos das necessidades da população", finalizou. 

Fonte: Assessoria de Comunicação: Fátima Mantello / Fotos: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior