Comissão especial do estacionamento rotativo conclui atividades
A comissão especial do Legislativo criada para verificar o funcionamento e propor melhorias para o sistema de estacionamento rotativo no município divulgou o relatório final das atividades na última segunda-feira (23/10), durante o Grande Expediente da 33ª sessão ordinária.
Criada em março deste ano, a comissão buscou oferecer soluções para o descontentamento de parte da população araçatubense com o serviço prestado pela Arapark, empresa responsável por administrar o sistema de estacionamento rotativo na cidade.
O grupo, formado pelos vereadores Lucas Zanatta (PV), Dr. Flávio Salatino (PMDB) e Márcio Saito (PSDB), concluiu que Araçatuba deve ter o sistema rotativo como forma de amenizar os problemas de centros urbanos com deficiência de investimentos em mobilidade urbana.
PROBLEMAS CONSTATADOS
Entre os problemas detectados pela comissão, estão o atendimento insatisfatório dos fiscais de estacionamento, cobranças arbitrárias; dificuldades no cadastramento para uso das vagas especiais e dificuldades de utilização do rotativo por visitantes de outras cidades.
PLANO DE AÇÃO
No relatório final, a comissão especial propõe uma série de medidas a serem tomadas entre o poder público e a Arapark para amenizar os transtornos causados aos usuários do sistema. O grupo entendeu que os problemas do serviço poderiam ser resolvidos com a quebra do contrato celebrado entre o Executivo e a empresa e a realização de um novo processo licitatório.
A comissão também sugeriu a adoção de medidas para solucionar as dificuldades enfrentadas pelos usuários de outras cidades, como a instalação de placas de sinalização e mapas de fácil visualização com explicações sobre os procedimentos para uso da zona azul e a gratuidade de 15 minutos do estacionamento. Outras sugestões são a capacitação dos fiscais de estacionamento, ajustes nos métodos atuais de cobrança e a realização de campanhas na mídia explicando passo a passo como usar o serviço.
ACOMPANHAMENTO
“Entendemos que todas as medidas são eficientes e necessárias. Nós vamos acompanhar e cobrar essa negociação da Prefeitura com a empresa para que essas melhorias sejam implantadas. O maior problema está na insatisfação com a prestação do serviço e não com a rotatividade”, destacou o vereador Lucas Zanatta, que presidiu a comissão especial.
Relatório Final - Comissão Zona Azul