Araçatuba,
Texto Menor
Texto Maior
Contraste
Portal da
Transparência
Acesso à
Informação
e-SIC
Banco de
Ideias

Verdade ou Boato
Confira se uma notícia é verdadeira ou falsa
Notícias
27/06/2013
Comissão especial quer garantir direitos de funcionários da Avape

O presidente da Comissão Especial de vereadores criada para acompanhar os trabalhos a serem desenvolvidos na área da saúde pública municipal, Rivael Papinha, se reuniu ontem (26), na sala de sessões da Câmara Municipal, com um grupo de funcionários da empresa Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência), responsável pela prestação de serviços na área da saúde e assistência social no município. 

Na pauta de reivindicações, os profissionais pedem a garantia do emprego, conquistado por meio de processo seletivo, caso o convênio firmado entre a Prefeitura de Araçatuba e a empresa seja interrompido. 

Os vereadores Dr. Jaime (PTB), Rosaldo de Oliveira (PV), Dr. Nava (PSD) - membros da mesma comissão - Gilberto Batata Mantovani (PR) e Cido Saraiva (PMDB) também participaram do encontro com os servidores, que demonstraram preocupação com a manutenção dos seus postos de trabalho em razão de uma eventual ruptura do convênio, sob investigação do Ministério Público. 

A dentista Lívia Trevelin Arêde, uma das representantes do grupo de funcionários, leu uma carta elaborada em conjunto com os demais servidores, na qual propõe a manutenção do atual quadro de profissionais caso o acordo seja anulado. 

Cópias deste documento foram entregues aos vereadores. Entre as justificativas apontadas pelos integrantes do grupo para a permanência dos funcionários que atuam nas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) está a importância do vínculo estabelecido entre os profissionais e as famílias atendidas. 

Segundo os argumentos apresentados pelos funcionários, na ESF, o objeto da atenção é a família e o ambiente em que ela vive. Para os profissionais, o conhecimento das famílias e o estabelecimento do vínculo requerem tempo de trabalho. De acordo com eles, a substituição periódica dos profissionais contraria a Estratégia e prejudica as famílias beneficiadas. 

O presidente da comissão afirmou que agendará uma reunião com o prefeito de Araçatuba, Cido Sério (PT), com a participação dos profissionais e dos vereadores, para levantar sugestões a fim de manter os empregos dos profissionais da saúde. 

"Nossa proposta é devolver a tranquilidade a esses profissionais para que eles possam dar continuidade ao excelente trabalho dedicado à população, em setores tão essenciais, como é a saúde pública", afirmou Papinha. 

O vereador Rosaldo de Oliveira destacou a importância de levantar meios para garantir a permanência dos atuais funcionários para dar continuidade aos trabalhos de assistência médica e social. "Esses trabalhadores estão se sentindo inseguros e nossa proposta em recebê-los aqui na Câmara para ouvi-los e dar-lhes orientações consiste em devolver a tranquilidade a esses profissionais. Seus empregos e direitos devem ser resguardados e estamos empenhados nisso", disse Rosaldo. 

Em caso de possível rompimento com a Avape, o vereador Dr. Nava sugeriu que a Prefeitura procure o Ministério Público e o apoio da Câmara Municipal para firmar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) a fim de garantir eventuais direitos desses funcionários. "Eles estão empenhados em manter seus postos de trabalho e, consequentemente, a continuidade do excelente serviço prestado à comunidade. E os vereadores vão ajudar esses profissionais", afirmou Dr. Nava.
Fonte: Assessoria de Comunicação: João de Paula/ Foto: Angelo Cardoso
Compartilhe:
<< Página Anterior