Comissão especial sobre evasão escolar divulga relatório final
Durante o Grande Expediente da 4ª sessão ordinária do ano, a comissão especial de vereadores encarregada de realizar estudos e apresentar propostas para combater a evasão escolar no município divulgou o relatório final dos trabalhos.
Criada pelo projeto de resolução nº 1.839/2011, a comissão especial - formada pelos vereadores Profª Durvalina (presidente), Prof. Cláudio (PMN) e Rivael Papinha (PSB) - executou diversas atividades durante o período de vigência. Em uma das reuniões, ocorrida na sede da 6ª Promotoria de Justiça de Araçatuba, o grupo obteve informações sobre as causas da evasão escolar no município.
A comissão também esteve na Diretoria Regional de Ensino, onde conheceu a realização de um trabalho integrado entre o Conselho Tutelar, Fórum e o Ministério Público com a finalidade de avaliar as ações executadas para minimizar o problema. Entre os motivos do abandono da escola constatados estão: negligência familiar, dificuldade de aprendizagem, necessidade de trabalho para complementar renda, envolvimento com entorpecentes, falta de políticas públicas direcionadas e superlotação de classes.
A partir de planilhas fornecidas pela diretoria de ensino, constatou-se que houve redução do número de alunos dos ensinos fundamental e médio que abandonou a escola ou foi retido pela frequência entre os anos de 2010 e 2011. Em 2010, 243 alunos da 5ª a 8ª séries do ensino fundamental foram retidos por frequência, ocorrendo 130 abandonos no ano seguinte. No ensino médio, foram 281 retenções e 141 desistências.
O relatório ainda cita a criação da figura do professor mediador nas escolas da rede estadual como um dos fatores que contribuíram para a diminuição dos casos de evasão escolar no município.
A comissão também assinala a necessidade de ampliar o número de vagas em locais estratégicos para atender os alunos do primeiro ano do ensino médio. O grupo aponta a necessidade de os alunos estudarem em locais próximos de suas moradias.
O balanço das atividades também destaca uma série de programas e projetos implantados no município nas áreas culturais e esportes, que despertam o interesse pela escola, entre eles o "Agir", "Segundo Tempo" e "Guri". "O município implantou novos projetos que estão acolhendo as crianças e despertando o interesse pela escola. Nós não podemos nos acomodar enquanto tiver um aluno fora da escola", disse a presidente da comissão, vereadora Profª Durvalina.
"O problema maior é na primeira série do ensino médio, com os alunos que trabalhavam durante o dia e não tinham como estudar nesse período. Já no ensino infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental, a incidência da evasão é muito baixa", destacou Prof. Cláudio, membro da comissão.