Comissão se reúne com produtores rurais(Veja Vídeo)
Os vereadores Joaquim da Santa Casa (PTB) e Tieza (PSDB) se reuniram, na última sexta-feira (13/04), com produtores rurais dos bairros Ferdinand Laboreaux e Córrego da Divisa para prestar contas do trabalho da comissão especial que objetiva a ampliação do pontilhão sob a linha férrea da estrada ART-050, que interliga os municípios de Araçatuba e Guararapes. O grupo é formado ainda pelo vereador Olair Bosco (PCdoB).
Participaram do encontro os secretários municipais de Planejamento Urbano e Habitação, Éderson da Silva, e de Desenvolvimento Agroindustrial, Sílvio de Simoni Garcia. O prefeito de Guararapes, Edenilson de Almeida (PSDB), o Dedê, e os vereadores daquele município Luiz Antônio Fávaro, Maurício Hamamoto e João Chica, todos do PSDB, também compareceram.
Estreita e baixa, a passagem de nível existente sob a linha férrea impede o tráfego de veículos pesados. "Não dá para transitar caminhão de boi, nem máquinas agrícolas a partir de 2,5 metros de largura. Se passar pela rodovia Marechal Rondon (SP-300), tem que colocar em cima de caminhão. Outra opção é dar a volta pela Jacutinga, mas a ponte está quebrada. Estamos com sérias dificuldades", relatou o caprinocultor Alberto Figueiredo.
Em contato com a ALL (América Latina Logística), responsável pela ferrovia, a comissão especial de vereadores da Câmara de Araçatuba obteve um relatório técnico, que foi entregue aos representantes da Prefeitura. "É o primeiro passo para resolvermos o problema do pontilhão", disse o presidente da comissão, vereador Joaquim da Santa Casa.
No documento, a concessionária constata o problema e orienta a elaboração de projeto para a obra. "Vamos fazer uma análise mais aprofundada do relatório, mas já posso adiantar que a ALL simplesmente acusa o problema e diz que ele é da cidade, pois não afeta a ferrovia. Assim, a única coisa que eles farão é uma análise da nossa proposta e, inclusive, cobrarão por ela", explicou o secretário de Planejamento, Éderson da Silva. Ele se comprometeu a falar com o prefeito Cido Sério (PT) sobre a viabilidade do projeto. "Em 15 dias, daremos uma resposta para a comissão e para os produtores", garantiu.
"A expectativa da comissão é de que, nesse prazo, a Prefeitura possa fazer o projeto para que continuemos a luta. Não é algo fácil de ser resolvido, mas é possível. Se o prefeito quiser resolver o problema, ele será resolvido", afirmou a vereadora Tieza.
Os produtores rurais aproveitaram a reunião para reivindicar a manutenção da estrada ART-050, que já recebeu o programa "Melhor Caminho", mantido pelo governo do Estado. "Quando chove, não tem transporte, não dá para passar. Nem na minha chácara consigo entrar, porque a água da estrada é jogada dentro da minha propriedade", desabafou o produtor rural Raimundo Vieira Castelinho.
Conforme a vereadora Tieza, o governo do Estado aguarda apenas a Prefeitura formalizar o pedido para novamente recuperar a estrada. "A possibilidade de sermos atendidos é grande. A gente já abriu o caminho", anunciou a parlamentar. "A topografia da região é um problema sério, a estrada está num nível muito baixo, mas tenho certeza de que os produtores rurais serão atendidos", completou o vereador Joaquim da Santa Casa.