Compra direta beneficia produtores e famílias em risco alimentar(Veja Vídeo)
Beneficiar a agricultura familiar com a aquisição de produtos hortifrutigranjeiros que serão distribuídos para entidades assistenciais cadastradas na Secretaria Municipal de Ação Social.
Esta é a proposta principal do Programa Compra Direta, que funciona em Araçatuba e integra a rede de ações e programas de inclusão social do Fome Zero, do governo federal.
No município, atualmente estão cadastrados 250 produtores que entregam mensalmente ao município cerca de mil toneladas de verduras, legumes, frutas e leite. Os alimentos são repassados pela Prefeitura a 40 entidades assistenciais e pessoas atendidas diariamente pelo Restaurante Popular.
De acordo com o gestor do Compra Direta em Araçatuba, Joel Lourenço, o programa atende cerca de oito mil pessoas no município. "Neste ano, o investimento no programa ficou em torno de R$ 950 mil", completou. Deste total, R$ 854 mil foram repassados pelo governo federal e o restante foi dado em contrapartida pela Prefeitura.
"Nossa proposta é dar sequência ao convênio para o próximo ano e ainda ampliar a rede de produtores e famílias atendidas", afirmou Lourenço.
Às terças e quintas-feiras, pela manhã, as entidades cadastradas são atendidas no prédio do Mercadão Municipal. Por ordem de chegada, voluntários de cada instituição ajudam a carregar os alimentos nos veículos que serão distribuídos para as famílias assistidas pelas instituições. Para eles, a doação é fundamental para o bem-estar das pessoas beneficiadas.
"Na Associação de Recuperação de Alcoólatras (ARA), nós atendemos pelo menos 16 famílias que não têm condições de comprar alimentos como estes e dependem de uma dieta balanceada para conciliar com o tratamento contra dependência", afirmou o secretário da ARA, Genício Porfírio da Silva.
A vice-presidente do Centro Espírita Fé, Amor e Caridade, Maria Aparecida Marquez de Mello, afirmou que a distribuição de alimentos foi decisiva para ampliar o número de famílias beneficiadas com a sopa distribuída em bairros onde moram famílias em situação de vulnerabilidade alimentar.
"Antes de recebermos os alimentos do Compra Direta, distribuíamos sopa para 60 famílias cadastradas dos bairros São José e Mão Divina. Agora, podemos estender o benefício a outras pessoas do Umuarama e Vista Verde", explicou.