Comunidade homenageia legado histórico de líder religioso
Familiares, amigos e representantes do Poder Público de Araçatuba se reuniram ontem (23) à tarde na sala de sessões da Câmara Municipal para assistir a uma homenagem que lembrou o cinqüentenário da morte do monsenhor Victor Ribeiro Mazzei.
A iniciativa foi do gabinete da presidente do Legislativo, vereadora Edna Flor (PPS), com o objetivo de reconhecer a vida e a obra social do líder religioso, que morreu no dia 7 de setembro de 1960, num acidente automobilístico a caminho da cidade de Aparecida do Norte.
Além da presidente da Casa, participaram as vereadoras Durvalina Garcia (PT) e Tieza (PSDB), a secretária municipal de Ação Social, Cidinha Lacerda, e o bispo da Diocese Araçatuba, Dom Sérgio Krzywy, que destacaram a importância histórica e os trabalhos solidários do homenageado em favor das famílias, em especial aquelas em situação econômica desfavorável.
Na abertura do evento, o bispo pediu para os convidados se unirem em prece em solidariedade às famílias que perderam parentes e amigos no acidente com uma van, na madrugada de ontem, que transportava pacientes de Araçatuba com destino a Sorocaba e São Paulo. A tragédia ocorreu na Rodovia Castello Branco (SP-300) e deixou nove mortos e seis feridos.
Durante a homenagem ao monsenhor, houve uma apresentação musical com canções religiosas e, em seguida, foi apresentado um vídeo produzido pela TV Câmara para resgatar a memória do líder religioso.
O jornalista e escritor Fernando Sávio ocupou a tribuna para discursar sobre a importância histórica do monsenhor, que começou a atuar em Araçatuba em 1938, na Matriz Nossa Senhora Aparecida, e hoje se faz presente em diversos equipamentos públicos e sociais da cidade, como é o caso da Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Victor Ribeiro Mazzei, localizada na Vila Mendonça.
Assessoria de Comunicação: João de Paula/ Fotos: Angelo Cardoso