Conselho de Defesa da Mulher faz evento na Câmara
O Conselho de Defesa da Mulher realizou na Câmara Municipal, sábado (07/03) , um encontro de lideranças femininas em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. Apresentações artísticas, palestras, homenagens e sorteio de brindes fizeram parte do evento que reuniu cerca de 100 pessoas na Sala das Sessões. Falando aos presentes a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Silvia Niwa, lembrou que as conquistadas obtidas pelo feminino ao longo dos anos foram conseguidas por meio da organização e aproveitou a oportunidade para convocar as mulheres a participarem mais ativamente do órgão que representa.
O legislativo, parceiro no evento, esteve representado pelas três vereadoras Casa. A presidente da Casa vereadora Edna Flor (PPS), a professora Durvalina Garcia (PT) e a vereadora Tieza (PSDB). Em seu pronunciamento, Durvalina lamentou os números ainda alarmantes com relação à violência sofrida pelas mulheres. Para ela, a representação política é importante para mudar essa e outras realidades. A vereadora Tieza disse que acredita na capacidade feminina de liderar. Para ela, as mulheres no poder podem transformar a vida das pessoas e as necessidades femininas em políticas públicas.
A violência doméstica foi um dos temas de destaque durante o evento. A delegada da Mulher de Araçatuba Luciana Pistori Fracino explicou aos presentes que a Lei Maria da Penha, de agosto de 2006, trouxe significativos avanços no tratamento dado a este tipo de crime no Brasil, principalmente no tocante à proteção da mulher. "Depois da Lei Maria da Penha as mulheres estão se sentindo mais seguras e denunciando mais", disse.
Para a presidente da Câmara, Edna Flor, as mudanças na legislação são significativas, mas devem funcionar de fato no dia-a-dia. Segundo a vereadora, uma das necessidades prioritárias para região é a instalação de uma casa de passagem para receber mulheres e crianças da região que precisam ser afastadas de casa por medida de segurança.."Uma comissão formada pelas três vereadoras da Casa já está trabalhando nesse sentido. Estamos confiantes e não vamos medir esforços para conseguir este tipo de atendimento para as mulheres vítimas de violência. Uma necessidade dessa não pode esperar", alertou.
A associação AVIDDA - Associação de Valorização, Integração e Dignidade do Doente de AIDS - aproveitou o encontro para homenagear mulheres de destaque na sociedade e o trabalho voluntário feminino. Nove mulheres receberam o troféu Mulheres Anjo. A professora Rosangela Vécchia também foi homenageada durante o evento pelo trabalho que desenvolve na Fundação Afonso Toledo no sentido de criar uma rede regional de proteção à infância e adolescência. O prêmio intitulado Mulher Cidadã foi oferecido pela Ong Rede de Cidadania.
Receberam o troféu Mulher Anjo:
1- Vereadora Tieza
2- Dra Margareth Lemos
3- Nilza França
4- Cida Xavier
5- Neiva Vieira
6- Assunta Curti
7- Cida Prates
8- Vereadora Edna Flor
Também foram homenageadas: Margareth Martins, Deomerce Damasceno e Veredora Professora Durvalina Garcia.