Conselho reivindica criação de casa-dia para idosos
A presidente do conselho municipal do Idoso, Bernadete Rodrigues Inácio, participou, na tarde de ontem, 3/8, de uma reunião no gabinete da vereadora Edna Flor (PPS) sobre as políticas para idosos no município. A representante da entidade ressaltou a necessidade de o poder público local criar um espaço específico para atender a população idosa.
De acordo com Bernadete, falta no município uma estrutura de casa-dia, que compreende instalações gratuitas adaptadas para descanso, atividades sociais e acompanhamento de profissionais diversos. A iniciativa já existe em outros municípios, como Santos (SP), e auxilia famílias que não têm com quem deixar os idosos. "Nosso objetivo seria levar um certo conforto a essa faixa etária, por meio da criação de um local onde eles pudessem passar o dia", afirma Bernadete.
A criação do espaço foi uma das propostas surgidas durante a 1ª Conferência Municipal do Idoso, realizada em Araçatuba em 28 de maio do ano passado. A medida também asseguraria os direitos e deveres de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, previstos no Estatuto do Idoso.
Durante a reunião, a vereadora Edna Flor mostrou preocupação com a situação do segmento no município. A parlamentar citou uma reportagem, veiculada pela imprensa local, segundo a qual um idoso é vítima de violência em Araçatuba a cada dois dias. O levantamento foi feito pelo Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) com base nas notificações recebidas.
A vereadora pretende encaminhar ofícios ao Poder Executivo cobrando a adoção de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos idosos. "Com a casa-dia, poderíamos ter uma assistência global ao idoso. São direitos que devem ser garantidos", disse.