Depósito de entulho preocupa vereador
Por solicitação dos moradores das chácaras-arco-íris, o vereador Aparecido Saraiva (PMDB) visitou o bairro e constatou inúmeras irregularidades em área onde funciona um grande depósito de entulho. Segundo o advogado, Luiz Carlos Ficoto, que mora próximo ao local há 25 anos, o problema se arrasta desde a década de 90 e tem se agravado nos últimos tempos com o depósito crescente de sujeira na área.
Andando pelo local, é fácil encontrar toda a espécie de lixo como pedaços de móveis usados e restos de animais mortos. O mau cheiro é intenso. Em toda parte há plásticos, vidros e pneus e o pior é que esses materiais acabam acumulando água e servem de criadouro para a proliferação de vetores de doenças como o Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. "O que adianta os fiscais da vigilância sanitária visitarem as casas e cobrar dos munícipes a limpeza dos quintais, quando um lugar como este está abandonado", reclamou o vereador Cido Saraiva.
No local também existe um extenso buraco com profundidade de, aproximadamente, 15 metros de onde se retira terra para ser utilizada em obras diversas na cidade. Vários veículos, particulares e da prefeitura trabalham na área, uns tiram a terra, outros jogam entulho para cobrir a cavidade. O problema é que o material depositado contem lixo doméstico misturado e a preocupação do vereador é que por meio desse procedimento o solo seja contaminado e, por conseqüência, os reservatórios naturais de água potável subterrâneos.
Cido Saraiva vai apresentar requerimento questionando a prefeitura sobre a situação. "Essa área não deveria ser usada nem como depósito de entulho, quanto mais para lixo a céu aberto", explicou. Ainda durante a visita, o vereador constatou também que muito material depositado no local poderia ser reaproveitado imediatamente assim que fosse retirado das obras. "Vimos aqui um caminhão depositando entulho e outro já pegando o mesmo material e levando para outro lugar". Ele acredita que a prefeitura deveria instalar uma central ou um disque entulho para direcionar o material para os lugares onde fosse necessário, evitando desperdício de tempo e dinheiro.